Titulação

Festejo de São José de Ribamar se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

O título concedido nesta semana foi solicitado em 2020 ao Governo do Maranhão.

Imirante.com, com informações da Secma

Atualizada em 06/04/2024 às 09h17
30 dias depois desse reconhecimento oficializado, deliberado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial, haverá a cerimônia de titulação.
30 dias depois desse reconhecimento oficializado, deliberado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial, haverá a cerimônia de titulação. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, instituição ligada ao Departamento de Patrimônio Imaterial do Estado, decidiu, por unanimidade, que o Festejo de São José de Ribamar é patrimônio cultural imaterial do Estado do Maranhão, por carregar a identidade, a história e a memória vinculada à devoção e fé do povo maranhense. A decisão foi oficializada nessa quinta-feira (4).

Toda a história e tradição do festejo, que acontece na cidade balneária de São José de Ribamar, foi apresentada a gestores, consultores, conselheiros, para obtenção do título, que foi solicitado em 2020 ao Governo do Maranhão.

"A Arquidiocese de São Luís, por meio da paróquia de São José de Ribamar, solicitou ao Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em 2020, o reconhecimento do festejo como patrimônio cultural do Maranhão, de natureza imaterial. O pedido foi aceito e iniciou-se o processo de registro, titulação e reconhecimento da festa como patrimônio cultural imaterial do estado", disse o presidente do Presidente do Conselho e Diretor de Patrimônio Imaterial- DPI – SECMA, Neto de Azile.

A partir dessa aprovação, o Governo do Estado do Maranhão deve criar medidas para assegurar a continuidade, manutenção, e proteção do festejo, dessa prática cultural religiosa, por meio de ações de salva guarda, que são políticas públicas de preservação, promoção e fortalecimento desse festejo.

De acordo com Neto de Azile, 30 dias depois desse reconhecimento oficializado, deliberado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Imaterial, haverá a cerimônia de titulação, onde o governador do Estado vai entregar a certificação de patrimônio cultural imaterial ao festejo de São José de Ribamar, e vai, de próprio punho, formalizar essa titulação no livro de registro, livro de títulos de patrimônio.

Participaram da reunião de titulação, o vice-governador Felipe Camarão, gestores de cultura e membros do Conselho Consultivo: Sebastião Cardoso (Secretária de Estado de Igualdade Racial -SEIR), Amélia Cunha (Secretaria de Estado da Cultura - SECMA), Lilian Brito (Comissão Maranhense de Folclore), José Marcelo do Espirito Santo (Conselho Estadual de Cultura - Consecma), Rafael Bezerra Gaspar (Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional – IPHAN), Antonio Evaldo Almeida Barros (Universidade Estadual do Maranhão – UEMA).

Sobre o festejo

Segundo o pesquisador Antônio Miranda, as homenagens a São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão, se iniciaram ainda no século XVII, quando se registrou a fundação da cidade. “Os primeiros padres chegaram a São José de Ribamar, por volta de 1618, já encontraram as imagens da Sagrada Família já eram veneradas por índios que viviam no lugar”. 

O primeiro registro de uma grande romaria só surgiu em 1821. No ano de 2001, as imagens de São José de Ribamar foram levadas para São Luís, a fim de passar por restaurações. Na oportunidade, a comunidade ribamarense, unida aos romeiros e peregrinos, realizou a primeira grande romaria, que mais tarde receberia o nome de “Caminho de São José de Ribamar”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.