(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Sandra Duailibe brilha em show no Rio

Apresentação no Teatro Rival Petrobras rendeu elogios do jornalista Christovam de Chevalier

PH

Atualizada em 12/04/2024 às 09h38
Sandra Duailibe durante apresentação no Teatro Rival Petrobras, no Rio
Sandra Duailibe durante apresentação no Teatro Rival Petrobras, no Rio

Sandra Duailibe em “Da Amazônia”

Quem brilhou, recentemente, no Teatro Rival Petrobras, no Centro do Rio de Janeiro, foi a cantora e compositora Sandra Duailibe, uma artista do mundo com raízes cada vez mais fincadas na arte amazônica. 

A apresentação, aliás, rendeu elogios do jornalista Christovam de Chevalier, para quem Sandra é aquela cantora na qual a sofisticação sobressai, tanto no canto quanto na sua figura. 

O show “Da Amazônia”, para Chevalier, foi primoroso e, entre outros momentos marcantes, a cantora ainda dividiu a noite com dois talentos da música brasileira: os compositores Vital Lima e Lucina. 

Com sua voz inconfundível e interpretações impecáveis, Sandra se destaca como uma artista que bebe de uma fonte rica e admirável. 

---------------------------------------------------------

Uma homenagem à vida

De origem pernambucana e com mais de duas décadas de sucesso, o Instituto Artes Sol Maior prepara sua orquestra para uma série de concertos pelo Brasil. O projeto “Sinfonia: uma homenagem à vida” tem regência do maestro Ricardo Diniz. A primeira apresentação inicia a turnê neste sábado (13), em Pernambuco.

Para o projeto, o instituto trabalha um repertório recheado de música popular e instrumentos eruditos. A orquestra irá executar clássicos como bachiana número 4, Corta Jaca, de Chiquinha Gonzaga e o Guarani, de Carlos Gomes, além dos temas clássicos do frevo.

Uma homenagem à vida 2

As apresentações serão gratuitas e tem como objetivo levar a música clássica e contemporânea para todos. A expectativa é que a turnê passe pelo Maranhão em julho. 

As apresentações são abertas ao público, aumentando a acessibilidade e o acesso à cultura, os espetáculos serão transmitidos ao vivo. Mais informações no site do instituto.

---------------------------------------------------------

Foi movimentado o coquetel de inauguração da segunda loja Oculum, no São Luís Shopping. A marca já havia inaugurado uma unidade no Shopping da Ilha, há três anos, e, agora, brinda os consumidores com mais uma opção. No registro, os sócios Igor e Leonardo Revoredo, a head de Marketing Rafaella Cabral e os sócios Joás Cruz e Diego Silva, reunidos durante o coquetel, realizado na última quarta-feira
Foi movimentado o coquetel de inauguração da segunda loja Oculum, no São Luís Shopping. A marca já havia inaugurado uma unidade no Shopping da Ilha, há três anos, e, agora, brinda os consumidores com mais uma opção. No registro, os sócios Igor e Leonardo Revoredo, a head de Marketing Rafaella Cabral e os sócios Joás Cruz e Diego Silva, reunidos durante o coquetel, realizado na última quarta-feira

---------------------------------------------------------

Dia de Vacinação

Neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde realizará o Dia D Nacional de Vacinação contra a gripe em São Luís. A ação faz parte do Dia D, instituído pelo Ministério da Saúde, para a campanha nacional de imunização contra a gripe.

As salas de vacinação de todas as unidades de saúde da rede municipal de São Luís irão funcionar das 8h às 17h durante o sábado. O posto de vacinação do São Luís Shopping também estará aberto, das 10h às 16h.

Vagas remanescentes

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) abriu inscrições para o preenchimento de 182 vagas remanescentes do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), referente ao primeiro semestre de 2024. 

As vagas serão preenchidas por meio das notas do Enem, edições de 2018 a 2023. O edital estabelece as normas e orientações relativas ao Processo Seletivo Simplificado. 

Poderão concorrer às vagas os candidatos que concluíram integralmente o ensino médio, utilizando a nota obtida em umas das edições especificadas do Enem, com nota igual ou superior a 300 pontos e que não tenham nota zero na redação. 

Homenagem à Kelly Carvalho

Quem recebeu o título de 'Cidadã Maranhense' na Assembleia Legislativa foi secretária adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SEAP) do Maranhão, Kelly Carvalho Pinheiro, por iniciativa do deputado Leandro Bello.

 Na saudação à homenageada, o deputado Leandro Bello fez uma síntese da trajetória profissional de Kelly Carvalho, destacando sua contribuição para a transformação do Sistema Carcerário do Maranhão com a realização de ações que humanizaram o tratamento dos apenados.

Homenagem à Kelly Carvalho 2

Kelly Cristina Carvalho é natural de Brasília (DF) e veio para o Maranhão com a mãe e a avó, ainda pequena. Estudou a vida inteira em escola pública e trabalhou como caixa de supermercado. 

Ao final de 2001, foi aprovada no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no concurso público para o cargo de agente penitenciário no Sistema Prisional do Maranhão. Foi nomeada quatro anos mais tarde.

Kelly Carvalho agradeceu a deferência do Poder Legislativo maranhense
Kelly Carvalho agradeceu a deferência do Poder Legislativo maranhense

De relance

Veto de Lula

O deputado Aluísio Mendes reagiu com indignação à decisão do presidente Lula de vetar trecho do projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. Em publicação nas redes, o parlamentar maranhense garantiu que o Congresso derrubará o veto. 

Veto de Lula 2

O presidente vetou o trecho que impedia a saída temporária para presos que querem visitar suas famílias, mas manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.

Referência regional

Segundo o 24º Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção da Revista Anamaco, o Grupo Potiguar é líder absoluto no Maranhão, consolidando sua reputação como grande referência regional e nacional nesse segmento. A Potiguar, segundo rigorosa pesquisa realizada pela Revista Anamaco entre fornecedores do setor, conquistou também o 22º lugar do ranking nacionalmente, se consolidando entre as 50 melhores e maiores lojas de material de construção de todo o país.

Crazy Monkeys no Casarão

O projeto Crazy Monkeys é atração especial na noite de hoje, no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís. Trata-se de um dos mais importantes nomes da cena eletrônica brasileira, tocando em festivais e eventos de música ao redor do país. O estilo é a mistura de vários gêneros, como house, techno, eletrônica, hip-hop, funk e alguns outros. 

Crazy Monkeys no Casarão 2

Os integrantes do Crazy Monkeys estão sendo aguardados na festa ‘Calourada do Litrão’, que começará às 20h, dentro da proposta da casa em editar programações com o selo ‘Casarão Universitário’. Além do Crazy Monkeys, a festa contará com a presença do cantor Álvaro Neto (direto de Teresina), da banda Os Parças e, também, dos DJs Dyogenes, Ytan e Razuk. 

---------------------------------------------------------

José Domingues Neto, o escritor, advogado e conselheiro federal da OAB Daniel Blume e o secretário de Estado José Reinaldo Tavares, agraciado com o livro “Cartas ao Neto”
José Domingues Neto, o escritor, advogado e conselheiro federal da OAB Daniel Blume e o secretário de Estado José Reinaldo Tavares, agraciado com o livro “Cartas ao Neto”

Obra de Blume repercute

Já repercute no meio político o mais novo livro do escritor, advogado, procurador do Estado e conselheiro federal da OAB Daniel Blume, intitulado “Cartas ao Neto”, uma sátira poética que combina humor e crítica social. A obra tem despertado a curiosidade de políticos pelo conteúdo interessante e instigante.

Daniel Blume, que é membro da Academia Ludovicense de Letras e da Academia Maranhense de Letras, apresenta nesse seu quinto livro de poesias uma obra divertida, sarcástica, inteligente e lúdica, para falar de poder e política.

Um dos agraciados com a obra foi o atual secretário de Estado José Reinaldo Tavares. ex-governador do Maranhão e um político com vasta experiência estadual e federal. Tavares conhece bem os bastidores do poder e foi presenteado com um exemplar autografado por Daniel Blume, seu admirador.

Rebate de informações

O pai do deputado federal Duarte Júnior (PSB), popularmente conhecido como Duarte Pai, usou as redes sociais para rebater informações que vêm sendo espalhadas em grupo de WhatsApp a partir de um vídeo editado. Nas imagens, ele aparece supostamente afirmando não ser valorizado pelo filho, depois de abraçar o deputado Wellington do Curso em evento.

Bate-papo sobre comunicação

A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, jornalista Jacqueline Heluy, participou de um bate-papo com alunos do curso de jornalismo da Universidade Ceuma, no Renascença. A iniciativa alusiva ao Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, abordou o tema ‘Assessoria de Imprensa e Gestão da Comunicação: desafios e perspectivas’. Jacqueline Heluy integra os quadros da Assembleia Legislativa do Maranhão há mais de 30 anos. Ao longo de sua carreira, atuou em diversas Redações de jornais impressos e em assessorias de comunicação.

Incentivo à Amamentação

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei 045/2024, de autoria da presidente da Casa, deputada Iracema Vale, que institui a Semana de Conscientização e Incentivo à Amamentação no Estado. De acordo com a matéria, o evento tem início no dia 19 de agosto, data em que é comemorado o Dia Estadual de Amamentação. 

Incentivo à Amamentação 2

A proposição, que segue para sanção governamental, estabelece que as instituições de saúde poderão promover estratégias com a finalidade de conscientizar as mães sobre a importância da amamentação, uma vez que as crianças ficam mais protegidas de doenças infecciosas, além de ser o alimento mais completo para promover o desenvolvimento infantil.

Para escrever na pedra:

“Todo ato de bondade é uma demonstração de poder”. De Jeremy Bentham.

Trivial variado

As eleições municipais de 2024 estiveram no centro do debate da reunião da Comissão Executiva Nacional do PSB, em Brasília. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, é presidente estadual do partido e esteve presente no encontro que discutiu a composição das candidaturas e a resolução sobre coligações municipais.

No assunto: ao lado do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e de outras lideranças do partido, Brandão destacou a importância da organização interna para o PSB se fortalecer ainda mais e fez o balanço da reunião.

O Vaticano anunciou que o Papa vai visitar Timor-Leste, de 9 a 11 de setembro, numa viagem à Ásia que inclui passagens pela Indonésia, Papua-Nova Guiné e Singapura.

A Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu projeto de lei de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2025. 

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.