Caneta Azul

Entenda o conflito pelo controle das redes sociais de Manoel Gomes

No final de maio deste ano, o cantor maranhense teve sua conta no Instagram desativada por vários dias, causando estranhamento aos seus seguidores.

Na Mira, com informações do G1-MA

Leonardo Santana e Lineu Junior disputam pelo agenciamento da carreira de Manoel Gomes.
Leonardo Santana e Lineu Junior disputam pelo agenciamento da carreira de Manoel Gomes. (reprodução)

MARANHÃO - O dono do hit ‘Caneta Azul’, Manoel Gomes, tem enfrentado uma disputa entre empresários pelo agenciamento de sua carreira como artista. No final de maio deste ano, o cantor maranhense teve sua conta no Instagram desativada por vários dias, causando estranhamento aos seus seguidores.

De acordo com Manoel Gomes, o motivo da ausência nas redes teria sido uma "invasão" na sua conta no dia 23 de maio. Contudo, o problema em torno das redes sociais de Manoel Gomes também é relacionado a uma briga envolvendo Leonardo Santana, empresário de Manoel Gomes até junho deste ano; e Lineu Júnior, advogado de Manoel Gomes.

Leia também: Redes sociais de Manoel Gomes são desativadas após B.O. contra ex-empresário

Leonardo Santana é filho de Joab Castro, primo de Manoel Gomes, que foi empresário do cantor desde quando o hit 'Caneta Azul' viralizou nas redes sociais. No início de 2023, o cantor se afastou de Joab e passou a ser agenciado por Leonardo. Com isso, nos últimos dois meses, era Leonardo quem fazia contratos e gerenciava as redes sociais

Apenas disso, Lineu também passou a ser sócio no contrato de empresariado que gerencia a carreira de Manoel. A partir disso, surgiu um conflito que chegou à justiça e virou caso de polícia. Iniciou-se uma disputa pelo agenciamento de Manoel Gomes e, durante o conflito, Leonardo Santana acabou sendo excluído do contrato de empresariado e Lineu assumiu completamente o posto.

Segundo Lineu, a expulsão aconteceu devido a falta de prestação de contas, fraudes em contratos e maus tratos contra o cantor, o que é negado por Leonardo. "Durante os 4 anos de carreira, Manoel Gomes foi empresariado pelo primo dele, Joab Castro, e nunca houve nenhum problema, inclusive eles moravam juntos. Esse ano, em fevereiro, eu (Joab Leonardo Santana) comecei a empresariar Manoel Gomes e passei 2 meses como empresário dele sozinho. Nesses 2 meses também não houve nenhum problema e fizemos a prestação de contas do período corretamente, na presença do advogado de Manoel Gomes, onde o mesmo concordou com a prestação de contas dos 2 meses, assinou e autenticou em cartório", relatou Leonardo.

Um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado, em São Paulo, contra Leonardo, pelos crimes de desvio de dinheiro e estelionato. Porém, Leonardo acusa Lineu de mentir sobre a rentabilidade proporcionada pelos negócios em torno de Manoel Gomes e impedir a aproximação dele com o cantor para 'explicar a situação'.

"Em menos de 1 mês de sociedade, Lineu Júnior e Manoel Dias (outro empresário) cresceram os olhos na rentabilidade que Manoel estava tendo por causa do trabalho que eu vinha fazendo nos meus dois meses, e os dois se uniram para tentar me tirar do contrato empresarial e dividir a minha porcentagem entre eles dois. Para tentar me tirar do contrato, como eles não dispõem de provas, partiram para as mentiras, calúnias e manipularam o Manoel Gomes a ficar contra mim, de maneira que, colocaram seguranças 24h ao lado do Manoel para me proibir de chegar perto dele, bem como se apropriaram do celular do Manoel para que ele não tivesse contato comigo para ouvir a verdade", finaliza.

Após a saída como empresário de Manoel, Lineu diz que Leonardo passou a 'tomar posse' das redes sociais do cantor, que só recuperou a conta no Instagram por causa de uma decisão da justiça. "Ele [Leonardo] tomou posse das redes sociais do Manoel, pois a senha de dois fatores estava com o mesmo. Tivemos entrar com uma liminar de urgência e o juiz deu como favorável. Levamos para Meta, pessoalmente o pessoal do jurídico, e eles trocaram o e-mail e deram a posse para Manoel Gomes", afirmou Lineu.

Já Leonardo nega que tomou posse da conta de Manoel Gomes e afirma que foi vítima de um golpe de Lineu para se apropriar das redes do cantor.

"Dos 3 empresários que Manoel tem hoje, eu sou o único que tenho poder contratual para administrar as redes sociais do Manoel. Ainda só eu tendo poder legal para administrar, deixava Lineu e Manoel Dias terem acesso. Ocorre que os dois armaram um golpe, ao me ligarem dizendo que foram desconectados. Me pediram a senha e, com isso, alteraram a senha da conta e me tiraram do Instagram, se apropriando da rede sem poder legal para isso. Não houve nenhuma decisão judicial para que as redes fossem recuperadas. Não há nem processo transitando ainda", diz Leonardo.

Na última segunda-feira (5), o perfil de Manoel Gomes no Instagram fez uma postagem e anunciou oficialmente Lineu Júnior como novo empresário. "Estou vivendo um novo ciclo, meus amigos. Agora estou livre para poder estar mais perto de vocêize. Agradeço a toda a equipe que me apoiou neste momento", diz a postagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.