Viva Bem

Você sabia que é possível confundir sintomas da TPM com depressão?

A endocrinologista Natalia Rocha explica como ocorrem as alterações de humor causadas pela tensão pré-menstrual (TPM).

Anne Cascaes / Viva Bem

Atualizada em 04/10/2022 às 10h49

SÃO LUÍS - Durante o período menstrual, é bem comum identificar alterações de humor e alterações hormonais na rotina da mulher. É possível, ainda, que algumas mulheres tenham sintomas depressivos durante essa fase do ciclo menstrual.

“Durante o ciclo menstrual, observamos uma flutuação hormonal principalmente do estrogênio e da progesterona que pode levar a alterações da produção de neurotransmissores como a serotonina que se relaciona diretamente com a nossa sensação de bem estar e o nosso humor”, explica a endocrinologista Natalia Rocha.

De acordo com a profissional, essa alteração de humor pode fazer parte da TPM. Sendo, contudo,  de forma cíclica e começando entre 2 semanas a 2 dias antes da menstruação e apresentando melhora desses sintomas após a mulher menstruar.

No Viva Bem desta semana, a endocrinologista Natalia Rocha tira mais dúvidas sobre o assunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.