Comemoração

Dia Municipal do Tambor de Crioula terá programação especial promovida pela Prefeitura de São Luís.

Esse bem cultural é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira.

Na Mira

Atualizada em 06/12/2022 às 11h05
6 de setembro dia Municipal do Tambor de Crioula.
6 de setembro dia Municipal do Tambor de Crioula. (Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (6), ocorrerá uma programação especial realizada pela Prefeitura de São Luís para celebrar o dia Municipal do Tambor de Crioula e seus brincantes que é comemorado também no dia 6 de setembro. A celebração começa na às 9h na Casa do Tambor de Crioula e termina às 22h no Palácio La Ravardière.

A celebração ocorrerá em dois momentos, o primeiro será um seminário, rodas de conversas e apresentação de filmes temáticos, esse momento será na Casa do Tambor de Crioula das 9h às 18h. A segunda parte começa com o início de um cortejo às 18h saindo da Casa do Tambor de Crioula e percorrerá as ruas do Centro Histórico até a frente da prefeitura de São Luís, onde ocorrerá homenagens, falas institucionais e rodas de Tambor de Crioula com mais de 45 grupos. 

No dia 20 de novembro de 2007 o Tambor de Crioula do Maranhão foi titulado como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e em 2021 teve título revalidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja em praças, ar livre, interior de terreiros ou associado a outros eventos e manifestações. Não tem um local específico para ser realizado e são sempre praticados, especialmente, em louvor a São Benedito. 

Nas rodas de Tambor de Crioula, participam as coreiras, que são conduzidas pelo intenso dos tambores e pelo canto das toadas, coreiros que desempenham o papel de tocadores e cantadores. A punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite entre uma coreira e outra, um dos principais momentos da dança.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.