SÃO LUÍS - O Grupo Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito celebra quatro décadas de história e resistência cultural com o lançamento do seu segundo álbum, “Festa de Tambor”, no próximo dia 18 de novembro de 2024. A gravação, realizada e mixada no renomado estúdio Zabumba Records, em São Luís, reúne 13 faixas que preservam e celebram a ancestralidade e a tradição do Tambor de Crioula, patrimônio imaterial da cultura brasileira.
Composta por toadas de autoria de Alcelino Amorim (Ciloca), Luís Augusto (Lulu) e Alexandro Silva (Alex), a produção do álbum teve direção geral de Adriano Andrade e Josana Mendes, um dos coordenadores do grupo. Segundo a direção do grupo, o lançamento reflete a importância do Tambor de Crioula como uma manifestação cultural fundamental para o Maranhão e para o Brasil. “Graças a Deus estamos concretizando mais um belo trabalho, estamos lançando o nosso 2º álbum, onde registramos em áudio toda a ancestralidade e tradição do tambor de crioula, além de fortalecer esta manifestação cultural tão rica e que tanto nos orgulha”, afirmou Josana Mendes.
Para marcar esse lançamento histórico, o grupo realizará, no mesmo dia, uma ladainha em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros no Brasil, em sua sede localizada no bairro Bom Jesus, em São Luís, onde o grupo foi fundado, em 18 de novembro de 1984, por meio de uma promessa religiosa. Esta celebração também marcará o marco de 40 anos de trajetória, resistência e promoção da cultura popular maranhense.
O álbum “Festa de Tambor” estará disponível a partir de 18 de novembro em todas as plataformas digitais. Para os fãs do grupo e da cultura popular maranhense, este lançamento é mais do que uma coleção de músicas — é uma celebração da tradição, da fé e da história que, por meio do tambor, continua viva e pulsante.
Tambor de Crioula
O Tambor de Crioula é uma expressão cultural afro-brasileira de grande relevância, que envolve um ritmo vibrante de tambores, danças circulares e cânticos, caracterizando uma interação entre homens e mulheres. Os homens, conhecidos como coureiros, tocam os tambores enquanto entoam as toadas, que são respondidas pelo coro. Já as mulheres, as coureiras, executam a punga ou umbigada, um gesto ritualístico de saudação, no qual as barrigas de duas mulheres se encontram em um movimento simbólico que reforça a conexão espiritual e ancestral da dança.
Essa rica manifestação cultural foi reconhecida em 2007 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, sendo um dos maiores símbolos da identidade cultural maranhense.
Serviço:
O que: Lançamento do álbum “Festa de Tambor”
Grupo: Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito
Onde: Em todas as plataformas digitais
Quando: 18 de novembro de 2024
Saiba Mais
- Encontro de Tambores de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão chega a Santa Rita
- Projeto de Tambor de Crioula realiza etapa cultural com apresentação de grupos quilombolas em Itapecuru-Mirim
- Oficinas de Tambor de Crioula promovem cultura e educação a Itapecuru Mirim e Santa Rita
- Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito celebra 39 anos de tradição cultural
- Iphan realiza oficina para preservar o Tambor de Crioula do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.