NO MARANHÃO

Projeto de Tambor de Crioula realiza etapa cultural com apresentação de grupos quilombolas em Itapecuru-Mirim

Uma oportunidade única para celebrar e valorizar a riqueza cultural e histórica do Maranhão.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 31/05/2024 às 18h06
Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão ocorre neste sábado (1º).
Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão ocorre neste sábado (1º). (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Neste sábado (1º), às 19h, a Praça da Comunidade Quilombola Oiteiro dos Nogueiras, em Itapecuru Mirim, será palco da primeira fase da etapa cultural do Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão. Em um evento aberto ao público, os grupos de tambor de crioula da região se reunirão para uma noite de celebração e apresentações.

O evento, em sua quarta edição, é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito em colaboração com o Ministério da Cultura. O objetivo central é fortalecer a cultura do tambor de crioula, reconhecida como patrimônio cultural brasileiro.

A coordenadora e idealizadora do projeto, Josana Mendes, ressalta a importância do encontro: "Esta ideia surgiu como estratégia de incentivar estas manifestações culturais, congregando os grupos de tambor de crioula e fortalecendo ainda mais este bem cultural, que é Patrimônio Imaterial do Brasil. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, continuamos preservando e mantendo vivas essas tradições."

O produtor cultural e responsável pelo projeto, Adriano Andrade, destaca a relevância do evento para a valorização da cultura quilombola: "É um projeto importante para fortalecer a nossa cultura, onde festejamos a tradição e resistência africana do tambor de crioula. Reunimos grupos de comunidades remanescentes de quilombos de várias cidades do Maranhão com o intuito de valorizar e resgatar a ancestralidade dessas comunidades."

Dentre os grupos participantes estão o Tambor de Crioula Oiteiro dos Nogueiras, Pedrinhas Clubes de Mães, Filipa, Vila Fé em Deus, Frechal e Brinquedo de São Benedito, representando diferentes comunidades quilombolas da região.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.