Cultura maranhense

Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito celebra 39 anos de tradição cultural

A Ladainha em Louvor a São Benedito dará início às comemorações, a partir das 12h00, na Avenida Brasil, Bairro Primavera, Bom Jesus.

Na Mira

Atualizada em 17/11/2023 às 17h37
Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito se destaca na preservação da rica tradição do Tambor.
Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito se destaca na preservação da rica tradição do Tambor. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste sábado (18), o Grupo Cultural Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito celebra seus 39 anos de existência e dedicação à preservação da cultura maranhense. A Ladainha em Louvor a São Benedito dará início às comemorações, a partir das 12h, na avenida Brasil, Bairro Primavera, Bom Jesus.

Preservando a Essência Cultural

Fundado em 18 de novembro de 1984 pela visionária Maria da Conceição Fonseca, o Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito se destaca na preservação da rica tradição do Tambor de Crioula, representando com maestria esse patrimônio cultural.

“É uma honra manter viva a tradição do Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito ao longo desses 39 anos. A dedicação de todos os membros é fundamental para que o tambor seja uma referência na preservação dessa tradição tão marcante para o nosso povo. Estamos comprometidos em continuar esse legado cultural e celebrar cada vez mais a riqueza da nossa cultura maranhense.” - Comenta Adriano Andrade, Coordenador do Grupo.

Projetos Reconhecidos

O Grupo foi reconhecido em diversos editais culturais e participou ativamente de festivais de prestígio como Festival Pauta das Artes, Balaio de Sotaques, Festival BR 135 e Crioula Festival. Destaca-se ainda com a realização do Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão.

Destaques de 2023

O ano de 2023 foi marcado por diversas apresentações de destaque, incluindo participações no carnaval, São João e festivais, bem como a realização do Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão, com o lançamento de uma websérie de 10 capítulos e do filme “Tambor de Crioula: Resistir para Existir”, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.