SANTA RITA - Neste sábado (08), Santa Rita será palco do encerramento do ciclo da edição 2024 do Projeto Encontro de Grupos de Tambor de Crioula das Comunidades Quilombolas do Maranhão.
O evento, que acontecerá no Quilombo Vila Fé em Deus, promete uma noite repleta de apresentações dos grupos de tambor de crioula das comunidades quilombolas do município e outras cidades do Maranhão.
Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado em parceria com o Ministério da Cultura, o encontro teve início em 24 de maio com uma etapa educativa oferecendo oficinas de tambor de crioula, percussão, canto e dança para alunos das escolas municipais de Santa Rita e Itapecuru Mirim.
O objetivo do projeto é fortalecer a cultura do tambor de crioula, manifestação reconhecida como patrimônio cultural brasileiro.
Na primeira noite da etapa cultural, realizada no último sábado (01 de junho) no Quilombo Oiteiro dos Nogueiras em Itapecuru, centenas de pessoas se reuniram para prestigiar os 6 grupos de tambor de crioula que se apresentaram, incluindo o Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito, que é o realizador do projeto.
Grupos participantes:
Tambor de Crioula da Vila Fé em Deus (Santa Rita)
Tambor de Crioula Santa Rita do Vale (Santa Rita)
Tambor de Crioula Oiteiro dos Nogueiras (Itapecuru Mirim)
Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito (São Luís)
Tambor de Crioula do Mestre Wanderley (Alcântara)
Tambor de Crioula de Quindiua (Bequimão)
Saiba Mais
- Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito lança o álbum "Festa de Tambor"
- Projeto de Tambor de Crioula realiza etapa cultural com apresentação de grupos quilombolas em Itapecuru-Mirim
- Oficinas de Tambor de Crioula promovem cultura e educação a Itapecuru Mirim e Santa Rita
- Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito celebra 39 anos de tradição cultural
- Iphan realiza oficina para preservar o Tambor de Crioula do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.