Cultura

Primeira Feira Gastronômica e Cultural movimenta Montes Altos

Foram realizados três concursos durante o evento.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
 A programação foi realizada durante todo o dia, e a premiação ocorreu a noite. (Foto: Divulgação / Organização)
A programação foi realizada durante todo o dia, e a premiação ocorreu a noite. (Foto: Divulgação / Organização)

MONTES ALTOS – A primeira Feira Gastronômica e Cultural de Montes Altos reuniu um grande público nessa quinta-feira (16). Durante todo o dia foram realizadas, no Clube Maec, apresentações de grupos de dança, exposição e venda de artesanatos produzidos por montealtenses, concurso de comida típica, apresentações de cantores locais e votação no concurso de fotografia.

À noite, as apresentações continuaram e foram divulgados os resultados dos concursos. No Troféu Artista Revelação, ganhou o Grupo de Carimbó. No Troféu Gourmet, venceu Marilda Albuquerque com o Arroz de Cuxá.

Já no Troféu Quinino de Fotografia, a melhor foto escolhida pelo público foi o registro feito por Carlos Lucena da réplica da Torre de Pisa, monumento que é um dos símbolos da cidade. A fotografia recebeu 156 votos. Encerrando a programação, teve show com a Banda Discórdia Inc, que é de Gurupi (TO), mas conta com uma integrante montealtense.

O evento, idealizado para mostrar e valorizar a cultura local, foi organizado por um grupo de amigos que sentiu a necessidade de opções de lazer e de valorização da cultura da cidade. O mês de julho foi escolhido porque é o mês em que muitos montealtenses voltam a cidade para passar o período de férias.

 Vários grupos se apresentaram durante o evento. (Foto: Divulgação / Abrão Filho)
Vários grupos se apresentaram durante o evento. (Foto: Divulgação / Abrão Filho)

Como prévia da feira, do dia 1º ao dia 15 deste mês foi realizado o Café com Letras. Durante todos os dias, na casa da Família Ferraz, os organizadores da Feira Gastronômica venderam alguns pratos típicos, recolheram material para o bazar e realizando atividades didáticas, como leituras e pinturas com crianças.

Para muitos montealtenses, a primeira Feira Gastronômica e Cultural da cidade foi um momento de reencontro de amigos, apreciação das riquezas culturais de Montes Altos e valorização dos artistas locais, que muitas vezes são esquecidos pela população.

“Foi um momento de reencontro entre as pessoas que são da cidade, mas moram fora e voltam esse mês para curtir as férias. Esse evento veio valorizar os artistas locais, as pessoas que produzem música, artesanato, mas que não são tão lembradas. A organização está de parabéns”, disse o vencedor do concurso de fotografia, Carlos Lucena.

 Foto campeã no concurso de fotografia. (Foto: Divulgação / Carlos Lucena)
Foto campeã no concurso de fotografia. (Foto: Divulgação / Carlos Lucena)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.