(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Enrique Irazoqui no filme “O Evangelho Segundo São Mateus”

E mais: De Grajaú para a Bahia

PH

Atualizada em 30/03/2024 às 08h45
A propósito da Semana Santa, o destaque de Capa da edição deste fim de semana do caderno PH Revista é o ator Enrique Irazoqui no filme “O Evangelho Segundo São Mateus”, de 1964
A propósito da Semana Santa, o destaque de Capa da edição deste fim de semana do caderno PH Revista é o ator Enrique Irazoqui no filme “O Evangelho Segundo São Mateus”, de 1964

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

São João da Thay

Nesta segunda feira, dia 1º de abril, Thaynara OG fará a inauguração da super loja do São João da Thay, no Shopping da Ilha.

E a mais famosa influencer do Maranhão já manda o recado: “A inauguração vai ser linda, a loja está linda, eu estarei por lá e lógico já preparei várias surpresas e apresentações dos amigos artistas! Te espero por lá!”.

Tem nota: a inauguração da Loja São João da Thay, será às 18h, no piso L3, ao lado da Leitura.

A boa ideia que vem da Alemanha

Deu na Deutsche Welle, a principal rede de notícias alemã: uma escola de Bad Camberg, a cerca de 50 quilômetros de Frankfurt am Main, na Alemanha, criou uma disciplina chamada “Pronto para a vida”. Isso mesmo.

O assunto virou tema da grade curricular e assunto de reportagens e comentários mundo afora.

As aulas são práticas, e os estudantes da Taunusschule aprendem tudo o que você puder imaginar para que se sintam seguros diante do principal desafio que têm no horizonte: sair da casa dos pais, conquistar independência financeira e morar sozinhos, algo cada vez mais difícil.

Lá, como aqui, a geração “nem-nem” (que não estuda nem trabalha) também é uma realidade. O voo solo acaba abortado pelo medo de não conseguir se sustentar e pela sensação de insegurança gerada pelas tantas crises que abalam o mundo – inclusive a Europa.

A boa ideia…2

Não é raro ver homens e mulheres com mais de 30 anos vivendo, desde sempre, no quarto onde nasceram, com o “paitrocínio” como principal fonte de sustento.

Para preparar e encorajar os jovens na busca por autonomia, a nova disciplina ensina atividades como cozinhar, lavar e passar roupas, realizar transações financeiras, gerenciar gastos domésticos e até mesmo a fazer imposto de renda (sim, você não leu errado!).

Mesmo sendo optativa (participa quem quer), a iniciativa já é um sucesso, tanto que atraiu a atenção do ministro da Educação de Hesse, o Estado onde fica o colégio, que visitou o local pessoalmente.

É possível que a ideia seja estendida a outros estabelecimentos de ensino da região. E logo logo ganhe o mundo.

Controle que é preciso exercer

Outro dia, uma pessoa me disse que o ano está passando muito rápido. Concordei e respondi: vai piorar. O motivo é simples. Estamos cada vez mais dependentes das telas. Neste ambiente, prevalece o imediatismo. As redes sociais estão reduzindo nossa interação e nos deixando mais ansiosos. Por isso, também, achamos que o tempo está passando de forma mais acelerada.

Já escrevi sobre o impacto das telas nos adultos. Mas temos um problema muito maior. São as telas, as crianças e os smartphones. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as crianças não tenham contato com telas até os dois anos de idade. Depois disso, cabe aos adultos controlar o conteúdo.

Algumas escolas não permitem mais que alunos entrem nas escolas com celular. Medida acertada. Não se trata de censurar, apenas de restringir o acesso. Quanto menos contato eles tiverem, melhor.

Controle que é preciso exercer...2

As telas estão reduzindo a capacidade de pensar e a interação. Isso é de extrema importância para crianças e adolescentes.

Claro que minha infância nos anos 1950 foi diferente. Minha diversão eram as coisas analógicas, como brincar de carrinho, de peteca ou de baladeira e fazer amigos. Hoje está tudo no celular.

As redes são uma transformação do nosso tempo. As medidas de restrição às telas são importantes. É dever dos pais e responsáveis dar limites para que o celular não se transforme num vício.

Não é por nada que as livrarias estão fechando e os gibis que eu lia agora podem ser acessados virtualmente. É sinal dos tempos.

Alerta vermelho

Poderia ser apenas mais uma pesquisa de avaliação do governo, mas o levantamento do Datafolha divulgado esta semana confirma o que outros institutos apontaram: queda na popularidade do presidente Lula, com empate técnico entre os que aprovam (35%) e os que desaprovam (33%) o governo.

Respeitada a margem de erro, o Datafolha tem números idênticos aos da Quaest e do Ipec nos últimos dias.

O Datafolha mostra um país dividido em três partes quase iguais: uma que considera o governo ótimo ou bom, outra que define como ruim ou péssimo e a terceira que fica no “regular”.

Para reverter a queda na avaliação, o governo contratou dois marqueteiros, convencido de que o problema está na divulgação.

Seria mais efetivo fazer primeiro um diagnóstico das causas da queda na popularidade, para não ficar no achismo.

Márcia Vale e Luciano Gomes participaram de todos os atos religiosos da Semana Santa em São Luís. No ano passado, o casal fez o mesmo nas cidades históricas de Minas Gerais
Márcia Vale e Luciano Gomes participaram de todos os atos religiosos da Semana Santa em São Luís. No ano passado, o casal fez o mesmo nas cidades históricas de Minas Gerais

 DE RELANCE

De Grajaú para a Bahia

Dom Rubival Cabral Britto, 8º bispo Diocesano de Grajaú, no Maranhão, está sendo ansiosamente aguardado na diocese de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, onde será o  5º bispo diocesano.

Já começaram os preparativos para a sua posse, marcada para o dia 22 de maio, na Esplanada em frente ao santuário.

Católicos de paróquias da região e de dioceses vizinhas estão organizando caravanas para participar da celebração, que será presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Salvador e Cardeal Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha que fará a passagem simbólica do báculo ao novo bispo.

Sabe-se que uma grande comitiva de Grajaú está se organizando para participar do evento.

Sacola plástica

Entrou em vigor na terça-feira, em Gramado (RS), uma lei municipal que proíbe os estabelecimentos comerciais de distribuírem sacolas plásticas, inclusive as biodegradáveis, de forma gratuita.

A norma passou a valer após duas mudanças da data de início e alterações no texto. Na mais recente, um decreto publicado em 19 de setembro de 2023 deu o prazo de 180 dias para que o setor se adaptasse às novas regras, após pedido dos próprios empresários.

Agora, os estabelecimentos comerciais devem oferecer outros tipos de embalagem ao consumidor, de características mais resistentes e uso duradouro, e que possam ser reutilizadas, como sacolas e caixas de papelão, ou até mesmo ecobags (sacolas de tecido).

Mas a lei permite que os comerciantes vendam sacolas plásticas, sem distribuir gratuitamente.

Por outro lado, a lei não se aplica a embalagens originais das mercadorias, embalagens de produtos alimentícios vendidos a granel e embalagens de produtos alimentícios que vertam líquidos.

O presidente da França, Emannuel Macron recebendo o espumante 130 Brut Blanc De Blanc, da Casa Valduga, presente do presidente Lula
O presidente da França, Emannuel Macron recebendo o espumante 130 Brut Blanc De Blanc, da Casa Valduga, presente do presidente Lula

Para escrever na pedra:

“⁠Outros povos têm santos, os gregos têm sábios”. Do filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche.

TRIVIAL VARIADO

A história vai e volta. Conforme o paciente, os privilégios são adaptados, sobem ou descem de instância. No final, o que a Constituição diz sobre igualdade entre os cidadãos é simples conversa para adormecer bovinos.

Vejam só a polêmica em torno das condenações por estupro dos ídolos do futebol Daniel Alves, que já está solto, após pagar fiança milionária, e Robinho, que está preso, por enquanto.

O presente dado ao presidente francês, Emannuel Macron, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já foi premiado na França. O espumante 130 Brut Blanc De Blanc, produzido pela Casa Valduga, de Bento Gonçalves.

Em tempo: o espumante conquistou a medalha de ouro no Vinalies Internationales, em 2020, realizado em Paris, além do reconhecimento do Citadelles du Vin, também na França, em 2020.

A Confraria do Mocotó movimenta hoje o restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol. Em pleno sábado de Aleluia, o prato de resistência vai ser um suculento mocotó feito sob a supervisão de Socorro e Soraia Fialho.

 ResponderEncaminharAdicionar reação

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.