Ponto Final

"Governar das ruas, ouvindo as pessoas", diz Neto Evangelista

O deputado estadual é pré-candidato à prefeitura de São Luís.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Neto Evangelista)

Na manhã desta sexta-feira (21) o entrevistado do programa Ponto Final da Rádio Mirante AM foi o deputado estadual Neto Evangelista (DEM) que na oportunidade falou sobre o projeto Acolhendo Heróis, voltado para ajudar profissionais da saúde no período de pandemia, também da lei de sua autoria que garante o direito a mulher grávida de fazer os testes físicos em caso de aprovação em concurso público 60 dias após o parto e aproveitou para reforçar seu compromisso com São Luís enquanto pré-candidato à prefeitura de São Luís.

Sobre o projeto Acolhendo Heróis, que foi uma projeto implementado em conjunto com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto, o deputado reafirmou a importância da iniciativa, que também contou com o apoio de outros deputados estaduais e até federais e ajudou mais de 40 profissionais da saúde durante o pico da pandemia, oferecendo estadia em um hotel, para evitar a contaminação de outras pessoas nas residências desses profissionais.

"Para mim ele foi muito importante do ponto de vista de acolher, realmente, aquelas pessoas que estavam sendo as mais expostas no período do pico da nossa pandemia aqui. Vale ressaltar que ali dialogando eu e o presidente Othelino, nós desenvolvemos ali algo em torno de 25 deputados estaduais na Assembleia Legislativa, tiveram a participação dos deputados federais teve a participação do presidente Famem também, trouxe um grupo grande que se mobilizou, e aí não foi uma iniciativa pública, foi uma iniciativa mesmo particular, de todos juntando esforços para que a gente pudesse conseguir pegar aquele profissional que estava no dia a dia ali na batalha da linha de frente no combate à covid-19 e que tinha receio de voltar pra casa. Então nós demos prioridade, por exemplo, aos profissionais da área da saúde que tinham familiares na área de risco, idosos hipertensos. Enfim, pessoas com doenças que poderiam se complicar a partir da contaminação pelo coronavírus. E nós conseguimos alojar mais de 40 profissionais da área da saúde no hotel e ficaram um mês, durante um mês e 15 dias, que foi o maior pico aqui na cidade de São Luis. Ao invés de ir para a sua casa. Foram para o hotel para preservar sua família e continuar cuidando das pessoas que estavam indo até o hospital. Acho que foi um momento de sensibilidade, e a pandemia eu acho que ela trouxe alguns ensinamentos. De todo modo a gente tem que buscar esses aprendizados", disse Evangelista.

Outro projeto de autoria do deputado Neto Evangelista, que agora já é lei, trata da garantia de direito às mulheres grávidas, que queiram prestar concurso público. Para aqueles que forem aprovadas e posteriormente precisarão passar por testes físicos, agora terão a garantia de realização da prova. De acordo com a lei, a mulher poderá fazer a o teste 60 dias após o parto.

"O que estava acontecendo? O que a gente olhava muito de prática? A mulher fazia concurso público, aí depois ela era aprovada na prova escrita e depois tinha a prova, por exemplo, de aptidão física em caso de alguns concursos a exemplo da própria polícia. Então quando era chamado para o teste de aptidão física, se a mulher estava no período de gestação, ela não tinha como fazer esse tipo de avaliação e simplesmente ela era eliminada porque estava grávida. Olha o absurdo! Então a gente apresentou projeto de lei que hoje já é lei, já está valendo em todo território estadual, que se a mulher é aprovada num concurso público e no momento do teste de aptidão física ela está grávida, ela vai poder remarcar o teste de aptidão física dela após o parto, 60 dias após o parto ela já pode marcar esse teste de aptidão física. E ela não pode ter nenhum tipo de punição, nenhum tipo de restrição em virtude do estado de gravidez dela", explicou o parlamentar.

O deputado que também é pré-candidato à prefeitura de São Luís, reforçou que o seu compromisso é para resolver, de imediato, os problemas básicos e pensar a cidade para o futuro.

"A gente tem em mente três principais compromissos nossos para a cidade de São Luís de forma muito prática. O primeiro é chegar junto, é o prefeito estar nas ruas, governar das ruas, ouvindo as pessoas, compreendendo os problemas e de lá encontrando as soluções. O segundo é só se comprometer com o que pode ser cumprido, esse período de eleição, é sempre período as vezes de promessas eleitoreiras, nós estamos construindo um plano de governo exequível. O terceiro é colocar uma ordem na casa, resolver os problemas imediatos básicos, que precisam ser resolvidos, e pensar São Luís para o futuro. Esse é o meu compromisso de vida com São Luís".

Ouça a entrevista completa.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.