MARANHÃO - O Maranhão vive um momento ímpar com marcas históricas alcançadas pelo Governo do Estado. Na área econômica, o Maranhão registrou o primeiro lugar do Nordeste e o quarto do Brasil na geração de empregos. O dado foi divulgado em abril deste ano pelo Caged. Na mesma esteira, a Resenha Regional de Assessoramento Econômico, publicada pelo Banco do Brasil em março, mostra que o estado está entre os cinco maiores do país na estimativa de crescimento econômico considerando o PIB.
Outra ação importante foi o crescimento do turismo, que segundo dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) teve um crescimento de 70% e foi acompanhado pela rede de hotéis, restaurantes e agências de viagem que tiveram seu número triplicado para dar conta da demanda gerada com festas como o carnaval e o São João.
O Maranhão também alcançou marcos importantes na área social. Atualmente o estado conta com 179 unidades dos Restaurantes Populares, o que segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), corresponde a um crescimento de aproximadamente 80% da rede, consolidando a posição de maior rede de segurança alimentar da América Latina.
Outro marco na área social foi a saída de quase 1 milhão de maranhenses da linha da pobreza segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.
Também foi registrado marco histórico na área da saúde. O Maranhão superou a meta de cirurgias do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNFR), do Ministério da Saúde. Foram realizados 20.059 procedimentos cirúrgicos pela rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do total de 19.392 pactuados para o período, ou seja, 103,4% da meta.
Esses e outros números ajudam a entender os resultados expressivos de aprovação popular que o Governo Brandão alcançou em pesquisa recente realizada pelo Instituto Opinião. A gestão estadual teve aprovação de quase 63% dos entrevistados. O levantamento foi realizado em sete regiões do estado e ouviu 1.192 pessoas com mais de 16 anos.
A mesma pesquisa mostra que 61,3% das pessoas acreditam que o desenvolvimento do Maranhão vai melhorar ainda mais nos próximos anos. Além disso, quase 80% dos entrevistados disseram que nos últimos dois anos o Maranhão conseguiu manter ou melhorar seu desenvolvimento. Todos esses indicadores atestam a confiança no modelo atual de gestão pública do Estado.
Saiba Mais
- Agro: MA tem a 15º maior produção de leite do país
- Concursos em Loreto e Caxias encerram prazo para interposição de recursos
- Concursos em Loreto e Caxias divulgam gabaritos de provas
- Uema abre vagas para tutor presencial dos cursos de nível superior na modalidade a distância
- Justiça libera quase mil presos de Pedrinhas na saída temporária do Dia das Crianças
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.