As Academias de Letras do Maranhão e de Minas Gerais realizarão em São Luís, no dia 19 de novembro, às 19h, sessão solene para celebrar os 35 anos de criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, passo inicial para o surgimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A celebração foi confirmada esta semana em visita do presidente da Academia Maranhense de Letras, Lourival Serejo, ao escritor e ex-presidente da República José Sarney, decano da AML.
O evento, que contará com a participação da Embaixada de Portugal no Brasil, será realizado na sede da Academia Maranhense de Letras e a programação contempla homenagem especial a José Sarney, Mário Soares (presidente de Portugal entre 1986 e 1996) e José Aparecido de Oliveira (embaixador do Brasil em Portugal no Governo Sarney), os dois últimos in memoriam.
Na mesma noite será lançado o livro “Nos 25 anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza”, compilação de artigos organizada por Lauro Barbosa da Silva Moreira e Rogério Faria Tavares.
Por iniciativa do então presidente da República José Sarney e do embaixador do Brasil em Portugal, José Aparecido Oliveira, São Luís foi palco, em novembro de 1989, do primeiro encontro de chefes de Estado e de Governo do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, que oficializou a criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. Como resultado desse encontro, em 1996 fora constituída a CPLP.
A CPLP é uma organização internacional que congrega países lusófonos, cujo objetivo é o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. A população dos países membros da entidade soma aproximadamente 270 milhões de pessoas.
“A homenagem é o reconhecimento das Academias de Letras do Maranhão e de Minas ao importante trabalho de Sarney, Mário Soares e José Aparecido pela valorização da língua portuguesa e pela integração dos países lusófonos. Sem eles, não haveria CPLP”, disse o presidente da AML.
Saiba Mais
- José Sarney: 'o coração da democracia é o Parlamento'
- Carlos Brandão exalta Sarney: "Dedicou a sua vida a servir o Brasil"
- "Missão do político é servir", diz José Sarney ao receber a Medalha ‘Manuel Beckman’
- “Estamos diante do grande porta-voz da democracia”, diz Iracema Vale durante homenagem a José Sarney
- Após gesto de Sarney, Brandão declara: "Sempre uma honra escutar o ex-presidente"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.