Culinária maranhense

Estudantes criam pão de vinagreira para combater anemia

A pesquisa foi premiada na Mostratec e será apresentada em uma feira em Nova York, nos EUA.

Tátyna Viana/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
Júlia Sousa Ramalh e Maria Eduarda Milhomem Barata, estudantes da Escola Santa Terezinha em Imperatriz, criaram um pão caseiro rico em ferro.
Júlia Sousa Ramalh e Maria Eduarda Milhomem Barata, estudantes da Escola Santa Terezinha em Imperatriz, criaram um pão caseiro rico em ferro.

IMPERATRIZ – Usando a folha de vinagreira como ingrediente principal, já bastante utilizado na culinária maranhense na fabricação do cuxá, Júlia Sousa Ramalh e Maria Eduarda Milhomem Barata, estudantes da Escola Santa Terezinha em Imperatriz, criaram um pão caseiro rico em ferro.

A hortaliça azeda é altamente nutritiva e pode suprir as necessidades diárias de ferro para o ser humano. Com auxílio de um professor e nutricionista, as estudantes descobriram uma forma de incluir essas vantagens em um alimento de consumo diário, como o pão.

Pão de vinagreira.
Pão de vinagreira.

A pesquisa "Análise físico-química, centesimal e sensorial de pão de forma enriquecido com farinha de vinagreira roxa" ganhou o primeiro lugar na feira de ciências da escola e credenciou a equipe a participar de um Mostra Nacional de Ciências realizada no Rio Grande do Sul, Mostratec, garantindo às estudantes o 3º lugar entre as pesquisas de 18 países. O projeto foi selecionado ainda para ser apresentada em uma feira em Nova York, nos EUA.

O pão foi fabricado de duas formas: com 2% de concentração da farinha de vinagreira e outro com 5%. A farinha foi extraída da folha desidratada em estufa. O pão não leva leite e é, também, uma opção para alérgicos e intolerantes a lactose.

Uma das propostas das estudantes é que a receita seja utilizada na merenda escolar de escolas da rede pública de ensino, e assim contribuir para a erradicação da anemia ferropriva, mais comum entre as anemias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.