Educação

Prêmio Educação para a Gentileza e Generosidade 2022 valoriza iniciativas solidárias nas escolas do Brasil

A 3ª edição da premiação, que recebe inscrições até 12 de dezembro, tem como objetivo reconhecer e premiar iniciativas generosas e solidárias envolvendo as escolas de todo o país.

Divulgação Assessoria

Atualizada em 25/11/2022 às 16h58

BRASIL - A plataforma brasileira de Educação para a Gentileza e a Generosidade está com inscrições abertas para escolas de todo o país concorrerem ao Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2022. Os interessados devem se inscrever acessando o link  https://www.gentilezagenerosidade.org.br/premioescolas2022 até 12 de dezembro de 2022.

Podem se inscrever no Prêmio Instituições de Ensino Público e Privado, do Ensino Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e Médio Técnico, devidamente registradas e habilitadas pela Secretaria de Educação da Unidade Federativa pertencente ou pelo Ministério da Educação (MEC), que tenham desenvolvido e realizado iniciativas conforme o Regulamento. No site, há um passo a passo para as escolas se inscreverem.  

Os requisitos necessários são:

  • projetos promovendo datas do calendário sazonal social como a Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade, o Dia de Doar/Dia de Doar Kids, Dia do Meio Ambiente, Dia da Gratidão, Dia da Consciência Negra, entre outras datas;
  • projetos de conscientização social sobre a importância de um ou mais dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade, que abarcam Cidadania, Diversidade, Respeito, Sustentabilidade e Solidariedade.
  • projetos de arrecadação de alimentos, material escolar, artigos eletrônicos, peças de vestuário, cobertores, dentre outros bens duráveis e não duráveis;
  • projetos de arrecadação de recursos financeiros ou crowdfunding;
  • projetos de voluntariado.

Para Marina Pechlivanis, idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade, “em um mundo com tanta intolerância, polarização e desrespeito, entre outras desvirtudes, é emergencial dar visibilidade para projetos verdadeiramente sociotransformadores, concebidos e implementados de forma colaborativa e visando dignidade e qualidade da vida para todos. Mais que um exemplo para o ecossistema escolar, as escolas participantes são um exemplo para toda a sociedade.”

Pelo terceiro ano consecutivo, a premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas implementadas durante o ano letivo de 2022, promovendo os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania, e gerando integração entre professores, alunos e suas famílias, e a comunidade onde as escolas estão inseridas visando o bem em comum.

Sobre a Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos: 

  • Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de cursos e prêmios. 
  • Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade. 
  • Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas e organizações, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos. 

Tudo gratuito, descomplicado e acessível, com base nos sete princípios da Educação para a Gentileza, Generosidade, Sustentabilidade, Solidariedade, Diversidade, Respeito e Cidadania. São apoiadores-mantenedores o Instituto MOL e o Movimento Bem Maior.

Para saber mais, acesse o link: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/ 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.