Enchente

Principal acesso à cidade de Grajaú está parcialmente interditado

Defesa Civil e Guarda Municipal controlam tráfego na ponte sobre o rio Grajaú; nível do rio subiu 12 metros.

Tátyna Viana/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Ponte sobre o rio Grajaú. / Foto: Divulgação.
Ponte sobre o rio Grajaú. / Foto: Divulgação.

GRAJAÚ - Desde as primeiras horas desta quinta-feira (5), quando o nível do rio Grajaú elevou consideravelmente após as chuvas na região, o principal acesso à Grajaú foi parcialmente interditado.

Leia também: Grajaú enfrenta enchente histórica após horas de chuva

A Defesa Civil, Guarda Municipal, agentes de trânsito e a Polícia Militar fazem o controle de tráfego, com interdição parcial da ponte sobre o rio, principal acesso à cidade pela BR-226.

Veja imagens do local

De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio Grajaú está 12 metros acima do normal.

Nível do rio subiu. / Foto: Divulgação.
Nível do rio subiu. / Foto: Divulgação.

“Estamos controlando o tráfego na ponte de concreto, ocupando só metade da pista, por medida de segurança. O volume de água ainda não cobriu a ponte, mas está perto. Estamos monitorando porque continua chovendo na cabeceira do rio, em São Pedro dos Crentes”, disse Joab Rodrigues, secretário de segurança pública.

Ponte de madeira foi coberta pela água. / Foto: Divulgação.
Ponte de madeira foi coberta pela água. / Foto: Divulgação.

A ponte de madeira, que também é um importante acesso na cidade, já foi coberta. Os moradores de Grajaú não registravam, há décadas, uma cheia tão grande. Cerca de 30 famílias foram desalojadas mas preferiram ir para casa de parentes, em vez dos abrigos disponibilizados pela prefeitura da cidade.

Por meio de nota, a Prefeitura de Grajaú afirmou que “foram disponibilizados transportes para a retirada dos móveis das famílias atingidas, bem como o alojamento dessas famílias”.

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Grajaú, por meio de suas secretarias, informa que está acompanhando de perto a situação das famílias dos bairros Trizidela e Centro, atingidos pelas cheias do rio Grajaú, desde esta quarta-feira, 4 de março.

Desde o agravamento da situação foram disponibilizados transportes para a retirada dos móveis das famílias atingidas, bem como o alojamento dessas famílias em prédios públicos.

As equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Agentes de Trânsito e Secretaria de Meio Ambiente, além de outros profissionais, estão de plantão prestando toda a assistência necessária para garantir a segurança das famílias e das pessoas que transitam pelos pontos afetados.

Os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social estão prestando todo o apoio necessário para as famílias, bem como cadastrando todos os atingidos para futuros procedimentos.

As equipes da Secretaria de Saúde também está de sobreaviso para atuar em caso de necessidade. Por fim, a gestão municipal agradece a todos os servidores que estão engajados na resolutividade dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas; às universidades e escolas, que estão desenvolvendo campanhas de arrecadação de alimentos e roupas para as famílias atingidas; às igrejas, que disponibilizaram espaços físicos e estão prestando solidariedade; bem como o apoio e parceria do Poder Judiciário e das polícias Civil e Militar.

Veja imagens de como a cidade ficou após a chuva


O comandante da Guarda Municipal diz que aguarda um responsável técnico e um representante do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para avaliar a estrutura e os riscos da ponte de concreto na BR-226. Segundo DNIT, foi acertado com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a interrupção do tráfego na ponte caso o nível de água atinja a laje do tabuleiro. A PRF já notificada oficialmente da situação.

Veja mais imagens da ponte afetada pela enchente

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.