monitoramento

Nível do rio Tocantins volta a subir e reacende alerta para ribeirinhos

Defesa Civil de Imperatriz faz o monitoramento diário considerando a vazão da Hidrelétrica de Estreito.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 06/03/2024 às 18h21
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento diário para auxiliar as famílias ribeirinhas se houver necessidade de remoção.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento diário para auxiliar as famílias ribeirinhas se houver necessidade de remoção. (Foto: Defesa Civil)

IMPERATRIZ - O nível do Rio Tocantins voltou a subir nas últimas horas, chegando a marca de 4,15 metros acima do marco zero, considerado o nível normal, segundo a Defesa Civil, na tarde desta quarta-feira (6). No início da semana, o nível não passou de 2,30 metros, mas na semana passada quando desabrigou cerca de 100 pessoas chegou à marca de 7,60 metros.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Essa elevação é reflexo da vazão maior na Hidrelétrica de Estreito em função das chuvas no estado do Tocantins e no Goiás, na cabeceira do rio. A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento diário para auxiliar as famílias ribeirinhas se houver necessidade de remoção.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta amarelo, com previsão de chuvas intensas, até sexta-feira (8), em 216 municípios maranhenses. Apenas Alto Parnaíba, no extremo sul do Maranhão, na divisa com o Piauí, não foi incluído no mapa de risco. 

Estão previstas rajadas de vento e descargas elétricas.  Uma das recomendações do Inmet é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas fortes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.