Copa FMF 2021

Tuntum segura empate contra Juventude e é campeão

Time segurou o "Peixe Poraquê" e conquistou a taça em casa.

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h49
Partida foi disputada e decidida nos detalhes, como manda uma boa decisão
Partida foi disputada e decidida nos detalhes, como manda uma boa decisão

TUNTUM – O Tuntum Esporte Clube, que surgiu em maio deste ano e que rapidamente vem ascendendo no futebol maranhense, conquistou neste domingo (19) o seu primeiro título da história. Jogando no Estádio Rafael Seabra, na cidade de Tuntum, com grande presença de público – cerca de 3 mil ingressos foram comercializados e distribuídos – o “Leão dos Cocais” segurou o empate diante do Juventude Samas por 1 a 1 e, por ter vencido a primeira partida em São Mateus (MA) por 1 a 0, usou a vantagem e conquistou a taça.

O gol do “título” foi marcado aos 17 minutos do segundo tempo com o “cara” da decisão. Matheuzinho, que antes do primeiro jogo era dúvida e poderia não atuar, por estar com uma lesão, não somente abriu o placar na quinta-feira, como neste domingo também aproveitou indecisão da defesa adversária para fazer o gol do time de Tuntum.

Pela equipe de São Mateus (MA), marcou Pimenta, aos 47 minutos da segunda etapa.

Jogadores do time campeão disputaram cada lance como se fosse o último e por isso mereceram título
Jogadores do time campeão disputaram cada lance como se fosse o último e por isso mereceram título

O jogo

A partida começou sob temperatura mais amena na cidade de Tuntum. Com tempo nublado, o time da casa – mesmo sob a vantagem – começou com postura ofensiva, e criou algumas chances. No primeiro tempo, a melhor chance ocorreu com o atacante Gustavo, jogador lançado como o “9” da equipe.

No meio-campo do time campeão, Neto conduzia a equipe com categoria. O Juventude Samas, ainda que de forma tímida, chegava apenas com bolas paradas, com cobranças de Jorge e outros atletas.

O primeiro tempo, mesmo diante da temperatura mais amena, registrou parada técnica. Este foi o momento em que os jogadores do Samas voltaram com uma postura de mais posse de bola, mas sem agredir com chances claras o goleiro Danilo, do Tuntum.

Na segunda etapa, o time de São Mateus buscou ser mais contundente, com jogadas principalmente pelo lado direito ofensivo. No entanto, mesmo com as mexidas do técnico Dejair Ferreira, quem abriu o placar foi o Tuntum.

Na comemoração, Matheuzinho tirou a camisa e recebeu cartão amarelo. Mas a torcida que estava no Estádio não quis nem saber e foi à loucura com o gol e, até então, o título próximo.

Quem aproveitou melhor as chances criadas saiu com a taça
Quem aproveitou melhor as chances criadas saiu com a taça

Depois do gol, Dejair Ferreira mexeu na equipe, colocando principalmente o jogador Pimenta. As substituições técnicas e táticas tornaram o Samas mais agressivo. No entanto, o Tuntum fez prevalecer principalmente o seu sistema ofensivo que, antes do jogo deste domingo (19), não havia tomado gol na campanha no torneio.

Aos 47 minutos, Pimenta recebe um passe no lado direito, corta para a perna esquerda e bateu. O goleiro Danilo ficou apenas parado no gol esperando a bola entrar.

Mesmo com os seis minutos de acréscimo na segunda etapa, restava pouco tempo para um gol e, se acontecesse, levaria o confronto para os pênaltis.

Após o apito final, a festa foi dos jogadores. “Gostaria de agradecer à prefeitura, aos assessores e aos colaboradores que nos ajudaram para a conquista deste resultado”, disse o técnico Danilo Brito à transmissão oficial da partida.

Segundo o comandante, o time deverá atuar pela Copa do Brasil, deixando a Série D para o Samas.

O herói do confronto, o atacante Matheuzinho, era só festa. “Nem acredito que isso aconteceu, estou muito feliz, vamos jogar a elite do Estadual com muita moral e sob muita festa”, disse.

A festa de premiação contou com as presenças de autoridades locais e membros da Federação Maranhense de Futebol, dentre elas, o presidente da entidade, Antônio Américo, os vice presidentes Silvio Fonseca (Financeiro) e João Campos (Administrativo), e o diretor de Registros Itamar Ferreira. “Encerramos com chave de ouro um ano absolutamente forte da federação, com várias competições”, afirmou o presidente da FMF.

Taça da Copa FMF dada ao Tuntum na tarde deste domingo após bater o Samas
Taça da Copa FMF dada ao Tuntum na tarde deste domingo após bater o Samas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.