Futebol Maranhense

Copa FMF é cancelada e extinta após desistências; Moto Club e Sampaio Corrêa herdam vagas nacionais

Decisão foi tomada após reunião da diretoria da Federação Maranhense de Futebol.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 22/09/2023 às 22h25
Copa FMF não será mais realizada pela Federação Maranhense de Futebol.
Copa FMF não será mais realizada pela Federação Maranhense de Futebol. (Divulgação / FMF)

SÃO LUÍS - A diretoria da Federação Maranhense de Futebol (FMF) anunciou, após reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (22), o cancelamento da Copa FMF 2023, competição que definiria os donos das últimas vagas do estado no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa do Brasil de 2024. Além disso, a FMF informou que a Copa FMF está extinta do calendário da entidade e confirmou os donos das vagas que estariam em disputa no torneio seletivo: enquanto o Moto Club garantiu presença na Série D, o Sampaio Corrêa vai jogar a Copa do Brasil, levando em consideração a classificação do Campeonato Maranhense de 2023.

Leia também: Copa FMF tem cinco novas desistências e não deve ser realizada em 2023

A reunião da diretoria da Federação Maranhense de Futebol foi realizada de forma virtual, com as presenças de Antônio Américo (presidente), Silvio Arley (vice-presidente), Márcio Araújo da Silva (vice-presidente de Assuntos Jurídicos), Hans Nina (vice-presidente de Competições) e João Campos Filho (vice-presidente de Administração). Logo após o presidente Antônio Américo anunciar o recebimento do ofício conjunto de Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro, solicitando desistência da Copa FMF e o cancelamento da competição, Hans Nina citou o art. 25 do Regulamento Geral de Competições da CBF, que obriga uma copa estadual ou torneio seletivo com vaga em competições nacionais a ter participação mínima de seis times, sendo quatro deles da primeira divisão do Estadual. Com a desistência do quinteto e do Chapadinha, que já havia solicitado anteriormente sua exclusão da Copa FMF, apenas o Cordino e o campeão da Segundinha Maranhense ainda estariam aptos para disputar o torneio seletivo.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Em seguida, Márcio Araújo da Silva relatou aos demais integrantes da diretoria da FMF que o Art. 8º, I do Estatuto de Defesa do Torcedor, que garantia às entidades de prática desportiva a participação em competições durante pelo menos dez meses do ano, foi totalmente revogado pela Lei Geral do Esporte (LGE), instituída em junho de 2023. Por causa dessa mudança, a Federação não teria problemas legais para cancelar a Copa FMF. Diante desse cenário, o vice-presidente Silvio Arley ressaltou que a manutenção da competição com apenas dois times e sem vagas nacionais perderia totalmente o sentido.

Por fim, Hans Nina afirmou que a decisão dos clubes de não participarem da Copa FMF prejudicará diretamente o trabalho de vários atletas e treinadores, que ficarão sem exercer o seu ofício, além de citar que os torcedores de grande parte dessas equipes só tiveram contato com seus clubes nos primeiros meses do ano e não terão mais jogos deles em 2023. O vice-presidente de Competições também ressaltou o caráter de vitrine da Copa FMF para os jogadores de até 23 anos.

Após essas ponderações, a diretoria da Federação Maranhense decidiu, por unanimidade, cancelar a Copa FMF e aplicar uma multa aos desistentes Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, Pinheiro, São José e Chapadinha. Os seis clubes corriam risco de dois anos de suspensão, prevista no regulamento do Campeonato Maranhense de 2023, porém, a Federação decidiu que cada equipe terá de pagar R$ 5 mil, valor que será destinado ao custeio do Campeonato Maranhense de 2024.

No final da reunião, a FMF anunciou que o Moto Club terá a segunda vaga do futebol maranhense no Campeonato Brasileiro Série D de 2024, por ter sido vice-campeão estadual, e o Sampaio Corrêa, terceiro colocado, fica com a vaga restante do estado na próxima edição da Copa do Brasil.

Ofício

No ofício enviado à FMF, Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro alegaram que a realização da Copa FMF 2023 prejudicaria seus recursos financeiros, já que eles teriam de arcar com custos de arbitragem, viagens, hospedagens e pagamento de atletas para uma competição de curto período, o que comprometeria o planejamento para a disputa do Campeonato Maranhense de 2024 e outros torneios. Vale ressaltar que Sampaio Corrêa e Moto Club, dois dos times que assinam o documento, vão competir na Pré-Copa do Nordeste logo no início da próxima temporada. Além disso, o comunicado destaca que o Chapadinha, sexto colocado no último Estadual, já tinha anunciado oficialmente sua desistência da Copa FMF.

A participação do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série B também foi apontado pelos cinco clubes como um empecilho para a Copa FMF 2023, já que o torneio estadual seria realizado em meio aos últimos compromissos da Bolívia Querida na Segundona. A manutenção do Sampaio na Série B, ressalta o ofício, é de interesse de todos os clubes maranhenses, já que o Tricolor soma pontos importantes para o estado no Ranking de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), utilizado na distribuição das vagas em competições nacionais, com destaque para a terceira vaga maranhense na Copa do Brasil.

História da Copa FMF

A Copa FMF foi criada pela Federação Maranhense de Futebol em 2018, com o objetivo de definir o dono da segunda vaga do estado no Campeonato Brasileiro Série D do ano seguinte. A partir de 2021, o torneio seletivo passou a contar também com a terceira vaga na Copa do Brasil, conquistada pelo Maranhão via Ranking de Federações.

O primeiro campeão da Copa FMF foi o Maranhão Atlético, em 2018, enquanto o Juventude Samas faturou o troféu na temporada de 2019. As duas equipes garantiram vaga na Série D.

Após ser cancelada em 2020 por causa da pandemia da Covid-19, a Copa FMF voltou a ser disputada em 2021, já valendo classificações para a Série D ou a Copa do Brasil: o campeão escolhia qual torneio queria disputar, enquanto o vice ficava com a vaga restante. Em 2021 e 2022, o Tuntum foi campeão do torneio seletivo e escolheu a vaga na Copa do Brasil, enquanto os vice-campeões Juventude Samas (2021) e Maranhão Atlético (2022) foram para a disputa da Série D.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.