Futebol Maranhense

Copa FMF tem cinco novas desistências e não deve ser realizada em 2023

Torneio estadual, que dá vagas na Série D e na Copa do Brasil de 2024, não tem o número mínimo de participantes.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 21/09/2023 às 22h18
Troféu da Copa FMF.
Troféu da Copa FMF. (Divulgação / Tuntum EC)

SÃO LUÍS - Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro enviaram um ofício conjunto à Federação Maranhense de Futebol (FMF) nesta quinta-feira (21), informando que desistiram de participar da Copa FMF e solicitando que a competição não seja realizada nesta temporada. Os clubes também sugerem que as últimas vagas do futebol maranhense no Campeonato Brasileiro Série D e na Copa do Brasil de 2024, que estariam em disputa na Copa FMF, sejam distribuídas conforme a classificação do Campeonato Maranhense de 2023.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

No ofício enviado à FMF, os cinco clubes alegaram que a realização da Copa FMF 2023 prejudicaria seus recursos financeiros, já que eles teriam de arcar com custos de arbitragem, viagens, hospedagens e pagamento de atletas para uma competição de curto período, o que comprometeria o planejamento para a disputa do Campeonato Maranhense de 2024 e outros torneios. Vale ressaltar que Sampaio Corrêa e Moto Club, dois dos times que assinam o documento, vão competir na Pré-Copa do Nordeste logo no início da próxima temporada. Além disso, o comunicado destaca que o Chapadinha, sexto colocado no último Estadual, já anunciou oficialmente sua desistência da Copa FMF.

A participação do Sampaio Corrêa no Campeonato Brasileiro Série B também é apontado pelos cinco clubes como um empecilho para a Copa FMF 2023, já que o torneio estadual seria realizado em meio aos últimos compromissos da Bolívia Querida na Segundona. A manutenção do Sampaio na Série B, ressalta o ofício, é de interesse de todos os clubes maranhenses, já que o Tricolor soma pontos importantes para o estado no Ranking de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), utilizado na distribuição das vagas em competições nacionais, com destaque para a terceira vaga maranhense na Copa do Brasil.

Com as desistências de Sampaio Corrêa, Moto Club, IAPE, São José de Ribamar e Pinheiro, a Copa FMF deverá ser cancelada pela Federação Maranhense de Futebol. De acordo com a CBF, uma copa estadual ou torneio seletivo que oferece vaga na Copa do Brasil deve ter participação mínima de seis times, sendo quatro deles da primeira divisão do Estadual. Por ora, apenas o Cordino não anunciou desistência da Copa FMF, que também previa vagas para o campeão e do vice da Segundinha Maranhense.

Se a Copa FMF for mesmo cancelada, o Moto Club garante a segunda vaga do futebol maranhense no Campeonato Brasileiro Série D de 2024, por ter sido vice-campeão estadual, e o Sampaio Corrêa, terceiro colocado, fica com a vaga restante do estado na próxima edição da Copa do Brasil. A resposta da Federação sobre a realização ou cancelamento da Copa FMF será anunciada nesta sexta-feira (22).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.