Copa FMF

Juventude Samas bate o Maranhão Atlético, conquista a Copa FMF e garante vaga na Série D

Equipe de São Mateus faturou o segundo troféu na temporada e disputará competição nacional em 2020.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Juventude Samas é campeão da Copa FMF 2019.
Juventude Samas é campeão da Copa FMF 2019. (Reprodução / FMF)

SÃO MATEUS DO MARANHÃO - Dois meses depois de conquistar o título do Campeonato Maranhense Série B e garantir presença na elite estadual em 2020, o Juventude Samas garantiu mais um feito inédito na tarde deste domingo (15). Contando com o apoio da torcida no Estádio Pinheirão, o time de São Mateus do Maranhão derrotou o Maranhão Atlético por 2 a 1, sagrou-se campeão da Copa FMF e se classificou para o Campeonato Brasileiro Série D de 2020, primeira competição nacional da história do clube. Gotinha e Vinícius Barata marcaram os gols do Juventude, e Cleber Pereira descontou para o MAC.

Embalado pelo título da Segundinha Maranhense, o Juventude Samas fez uma grande campanha na Copa FMF. Depois de encerrar a primeira fase na liderança, com quatro vitórias, um empate e 13 pontos conquistados em cinco jogos, a equipe de São Mateus eliminou o Pinheiro nas semifinais, após uma derrota e uma vitória em duas partidas, e se tornou campeão após duas vitórias sobre o Maranhão Atlético: no duelo de ida, disputado em São Luís, o Juventude venceu por 1 a 0.

Com a conquista da Copa FMF, o Juventude Samas garantiu um calendário maior para a próxima temporada. Além de disputar o Campeonato Maranhense, o time de São Mateus terá compromissos pelo Campeonato Brasileiro Série D e ainda poderá defender o título da Copa FMF, caso não consiga acesso na Quarta Divisão. O Maranhão Atlético, por sua vez, entra em campo pelo Estadual e está confirmado na próxima edição da Copa FMF.

Depois da final da Copa FMF, Juventude Samas e Maranhão Atlético voltam as suas atenções para a montagem dos elencos que disputarão o Campeonato Maranhense. A estreia do Juventude no Estadual está marcada para o dia 26 de janeiro, contra o Moto Club, no Estádio Pinheirão, enquanto o Maranhão encara, no dia 25, o atual campeão Imperatriz, no Estádio Frei Epifânio.

O jogo

Mesmo com a vantagem da melhor campanha e da vitória na partida de ida, o Juventude Samas não se acomodou diante do Maranhão Atlético. Empurrado pela torcida no Estádio Pinheirão, o time de São Mateus abriu o placar aos 11 minutos, com Gotinha, que arriscou o chute em cobrança de falta de muito longe e acertou o ângulo direito de Rodolfo. Precisando de três gols para ser campeão, o Maranhão empatou antes do intervalo: aos 44, Dayvson fez um passe em profundidade para a grande área e achou Cleber Pereira, que finalizou no ângulo esquerdo e deixou tudo igual.

Na segunda etapa, antes mesmo que o Maranhão Atlético esboçasse uma pressão em busca da virada, o Juventude Samas reassumiu a liderança no placar. Aos sete minutos, Mauricio passou pela marcação atleticana e serviu Vinícius Barata, que bateu na saída de Rodolfo e deixou o time de São Mateus com as duas mãos na taça. O Maranhão foi ao ataque no restante do jogo, mas o Juventude se segurou e confirmou o título inédito da Copa FMF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.