Guia do Maranhense 2022

Maior campeão e possíveis surpresas: os times do Grupo A

Portal traz os detalhes sobre Sampaio, Pinheiro, Samas e IAPE.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h33

SÃO LUÍS - A bola vai rolar a partir deste fim de semana no Campeonato Maranhense 2022. Com partidas adiadas (três no total) devido a compromissos do Sampaio na Copa do Nordeste e devido aos casos de Covid-19 em algumas equipes, São José e Moto Club deverão fazer a abertura do torneio, de acordo com a própria Federação Maranhense de Futebol (FMF).

O Imirante Esporte preparou um Guia completo com os principais detalhes sobre as equipes do Grupo A do Maranhense. Sampaio Corrêa (atual campeão da competição e maior campeão estadual) estará acompanhado por Pinheiro Atlético Clube, IAPE e Juventude Samas.

Leia também

Tradição, força na Ilha e no interior: o Grupo B do Maranhense

SAMPAIO CORRÊA

Elenco sofreu modificações, mas manteve
Elenco sofreu modificações, mas manteve "espinha" dorsal de 2021 (Crédito: Ronald Felipe)

Maior vencedor do Campeonato Maranhense, com 35 taças, o Sampaio Corrêa, clube fundado em 1923, chega para esta edição da competição em busca do seu terceiro bicampeonato na competição. A Bolívia Querida ganhou as duas últimas edições sobre o arquirrival Moto Club. E mais uma vez, o time comandado pelo técnico João Brigatti terá que dividir as atenções do Estadual com a Copa do Nordeste. O lado bom é que nesta temporada a diretoria conseguiu manter uma base da equipe que jogou a Série B de 2021, e o time chega mais entrosado.

O Sampaio Corrêa chega nesse Campeonato Maranhense 2022 como o grande favorito, não só pela hegemonia dos últimos anos, mas também pelo poder de investimento e manutenção de uma base do seu elenco da temporada passada. Mesmo passando sufoco na reta final da Série B, o clube conseguiu escapar da queda e o técnico João Brigatti ganhou moral com a diretoria, renovou seu contrato, assim como alguns atletas.

O grande destaque do time no ano passado, o atacante Pimentinha teve seu vínculo estendido, assim como os zagueiros Nilson Jr, Alan Godói e Joécio, o meia Eloir e os volantes Maurício e Ferreira.

Além desses remanescentes, o Sampaio Corrêa foi o time do Maranhão que mais contratou jogadores, foram mais de 15 atletas. Em todos os setores a equipe se reforçou. Chegaram ao clube os goleiros Lucão, Matheus Poletine, o zagueiro Pedro Carrerette, o lateral Van, o volante Warrian, o meia Soares e o atacante Luiz Paulo, só para citar um para setor.

Mesmo com o foco na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série B, o discurso no Sampaio é o deu que o Estadual sempre é importante, principalmente pelas vagas em competições nacionais e regionais.

Como não fez nenhum amistoso de pré-temporada, o Sampaio Corrêa ainda não tem um time base definido, mas algum esboço já vem sendo feito nos treinamentos.

TIME-BASE

Com Pimentinha como o grande destaque do time, e algumas apostas como o meia Soares e o jovem atacante Valber Jr, o Sampaio Corrêa deve ter como time base neste início de temporada: Luiz Daniel; Van, Nilson Junior, Allan Godói e João Victor; Ferreira, Eloir e Gui Campana (Soares); Pimentinha, Valber Junior (Gabriel Poveda) e Luiz Paulo.

TÉCNICO: João Brigatti

DESTAQUE – PIMENTINHA (ATACANTE)

Destaque na reta final de 2021, Pimentinha é mais uma vez a esperança no ataque tricolor (Crédito: Ronald Felipe)
Destaque na reta final de 2021, Pimentinha é mais uma vez a esperança no ataque tricolor (Crédito: Ronald Felipe)

IAPE

Com a mescla de juventude e experiência, IAPE quer surpreender no Estadual (Crédito: Ivan Santana)
Com a mescla de juventude e experiência, IAPE quer surpreender no Estadual (Crédito: Ivan Santana)

Depois de um hiato de alguns anos fora do futebol maranhense, o IAPE voltou em 2020, ganhando a Série B do Estadual, retornando à elite no ano seguinte. Porém, na temporada passada, o Canário da Ilha caiu nas quartas de final e perdeu a chance de brigar pelo título. Neste ano, o time treinado pelo técnico Zé Augusto chega ainda mais motivado para tentar seu primeiro título no Campeonato Maranhense, principalmente pelos amistosos que tem feito, um com uma goleada por 4 x 1 sobre o Moto Club. O elenco foi também reforçado com alguns atletas do clube que se destacaram na Copa São Paulo de Futebol Jr.

Um clube jovem, fundado em 10 de agosto de 2008, o Instituto de Administração de Projetos Educacionais Futebol Clube (IAPE) tem dois títulos da Série B do Estadual, mas ainda não triunfou na elite. E o discurso no clube é o de que até uma vaga na final já é lucro, o que faria o time volta às competições nacionais, o que não acontece desde 2011. A melhor posição do Canário no Estadual foi o 4ª lugar da temporada passada.

Para esta temporada, o IAPE aposta no trabalho “bom e barato” comandado pelo técnico Zé Augusto. O clube apostou em um elenco relativamente novo e com atletas em sua grande maioria nascido no Maranhão. O grupo conta com atletas como o meia Vinícius Barata, o volante Pedro Guilherme, o meia Jajá e o atacante Gabriel Caju, que já foi campeão maranhense pelo Imperatriz, em 2019, e desponta como um dos grandes destaques da equipe. Jovens promessas que se destacaram na Copinha, com Diogo, Netinho e Aleff também se juntaram ao grupo e, caso não sejam negociados, vão disputar o Estadual.

Em dos principais testes que fez neste período de pré-temporada, o IAPE goleou o Moto Club em pleno CT Pereira dos Santos, por 4 x 1. Gabriel Caju fez um dos gols da vitória.

TIME-BASE

Com base na equipe que vem testando, Zé Augusto deve apostar como time-base para este início de Campeonato Maranhense a seguinte formação: Anderson Testa, Bebeka, Gustavo, Dikiquinho e Rodriguinho; Cavi, Fabiano e Gabriel Caju; Barata, Renatinho e William

TÉCNICO: Zé Augusto

DESTAQUE – GABRIEL CAJU (MEIA-ATACANTE)

Meia deve ser a referência técnica do time em um setor vital (Crédito: Divulgação)
Meia deve ser a referência técnica do time em um setor vital (Crédito: Divulgação)

PINHEIRO

PAC deve manter mescla com jogadores experientes e mais jovens (Crédito: Divulgação PAC)
PAC deve manter mescla com jogadores experientes e mais jovens (Crédito: Divulgação PAC)

O Pinheiro, fundado em 8 de fevereiro de 1990, ainda não tem nenhum título do Campeonato Maranhense, mas vem uma temporada muito boa na competição, quando foi eliminado nas semifinais, pelo atual campeão Sampaio, após dois empates sem gols, nos pênaltis, em 2021. Neste ano, a equipe treinada pelo técnico João Carlos Ângelo espera chegar ainda mais longe e para isso conta com um dos grandes jogadores da história do clube, o meia Márcio Digo.

O Pinheiro terá nesta temporada como seus principais destaques os volantes Joel e Petterson, o meia-atacante Márcio Diogo e os atacantes Naôh e Gleyson. O Búfalo da Baixada fez dois amistoso de pré-temporada e bateu a seleção do município de Santa Helena por 3 a 1 e goleou a Seleção de São Bento por 7 x 0.

Como tem parceria com a prefeitura da cidade de Pinheiro, que teve recentemente o prefeito Luciano Genésio (PP) afastado por suspeitas de fraudes, o PAC pode ser afetado, mas isso ainda é uma incógnita. Fato é que o time conseguiu manter uma base e vem para o Estadual 2022 com uma equipe bem montada.

O PAC sua temporada no dia 28 de dezembro e deve fazer ainda mais amistoso antes de estrear no Maranhense.

Jogadores como o meia-atacante Márcio Diogo, o atacante Naôh e Gleyson são os destaques da equipe treinada por João Carlos Ângelo. Tem atleta, inclusive, como é o caso do volante Peterson, que vai para a sua quarta temporada vestindo a camisa do time.

TIME-BASE

João Carlos Ângelo tem feito alguns testes na equipe titular do Pinheiro, que tem como uma das formações principais: Marcão, Foguete, Pedro, Magrão e Wendel; Evandro, Joel, Peterson; Gleyson; Márcio Diogo, Naôh.

TÉCNICO: João Carlos Ângelo

DESTAQUE – MÁRCIO DIOGO (MEIA ATACANTE)

Márcio Diogo é a referência do time no meio-campo do PAC (Crédito: Divulgação PAC)
Márcio Diogo é a referência do time no meio-campo do PAC (Crédito: Divulgação PAC)

JUVENTUDE SAMAS

Clube ainda se organiza para tentar fazer boa campanha no Maranhense (Crédito: Divulgação Samas)
Clube ainda se organiza para tentar fazer boa campanha no Maranhense (Crédito: Divulgação Samas)

Depois de “bater na trave” no ano passado, quando foi eliminado nas semifinais, após dois bons jogos contra o Moto Club, o Juventude Samas espera melhor desempenho em 2022. O time da cidade de São Mateus, fundado em 1979, ainda cidade de Caxias, ainda busca seu primeiro título no Campeonato Maranhense e nesta temporada chega bastante renovado, de técnico novo, Paulo Mulle, e um elenco muito diferente do que terminou 2021.

Com a frustração de perder na final da Copa FMF, o Juventude Samas chega com tudo para o Maranhense 2022, mas sob muita desconfiança da sua torcida, já que assim como o técnico Dejair Ferreira, vários outros jogadores deixaram o time, que chega bastante modificado. Do grupo de 2021 ficaram os goleiros Jailson e Pará, os zagueiros Ygor e Fernando, os volantes Giulinho, Bedeu, Timbaúba e Julinho, os laterais pela esquerda Pimenta e Miranda, e os atacantes Pimentinha, Jorge, Nathan e Ribagol. Alguns ainda discutem renovação, casos de Nathan e Ygor, e outros, como Talyson e Doda, já se despediram.

TIME-BASE

Segundo a assessoria de comunicação, apenas na segunda-feira (24) os reforços serão anunciados. O técnico Paulo Mulle comandou poucos treinos, ainda sem um elenco completo, o time não fez nenhum jogo amistoso, portanto é impossível prever qualquer formação base da equipe. Até o momento, só 13 atletas foram confirmados para a atual temporada.

TÉCNICO: Paulo Mulle

Comandante trabalha no futebol maranhense pela primeira vez (Crédito: Divulgação Samas)
Comandante trabalha no futebol maranhense pela primeira vez (Crédito: Divulgação Samas)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.