Guia do Maranhense 2022

Tradição, "Caçula", time da fé e da "Barra": o Grupo B

Portal destaca o Grupo com Moto, Tuntum, São José e Cordino.

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h33

SÃO LUÍS - A bola vai rolar a partir deste fim de semana no Campeonato Maranhense 2022. Com partidas adiadas (três no total) devido a compromissos do Sampaio na Copa do Nordeste e devido aos casos de Covid-19 em algumas equipes, São José e Moto Club deverão fazer a abertura do torneio, de acordo com a própria Federação Maranhense de Futebol (FMF).

O Imirante Esporte preparou um Guia completo com os principais detalhes sobre as equipes do Grupo B do Maranhense. Moto Club (em fase de recomeço administrativo) estará ao lado do Tuntum (o "Caçula" do Futebol Maranhense), o Cordino (de Barra do Corda) e o São José (da religiosa Ribamar).

Leia também

Conheça os times do Grupo A do Campeonato Maranhense 2022

Clubes terão que emitir laudos para jogar em casa no Estadual

MOTO CLUB

"Papão" aposta na união e força da torcida para vencer o Maranhense (Crédito: Hiago Ferreira)

Fundado em 1937, o Moto Club de São Luís – que não conquista o Estadual desde 2018 – quando faturou em cima do Imperatriz o seu 26º título Maranhense – tratará o campeonato como a sua “Copa do Mundo”, principalmente em um ano com competição mundial de seleções.

Após passar por mudanças administrativas, a nova gestão do clube fez uma reestruturação no elenco para enxugar a folha salarial e nomes mais conhecidos como Márcio Diogo e Ted Love deixaram o clube.

No elenco, a mescla entre alguns jogadores que fizeram relativo sucesso no futebol local, como o meia Lineker (ex-Imperatriz), atletas da base e apostas do mercado interno, além de remanescentes da temporada passada, como o goleiro João Paulo, o lateral-direito Diego Renan e o volante Codó.

O time começará a competição sob o comando técnico de Carlos Ferro que, em 2021, esteve à frente do “Papão” em boa parte da campanha da Série D, com a saída do então técnico Júnior Amorim, que deixou o posto após derrota na final do Maranhense 2021.

O Moto – dos times da primeira divisão – foi o primeiro a retornar às atividades na atual temporada. Ainda em 2021, o elenco se reapresentou e, com uma ligeira suspensão dos treinamentos com as festas de fim de ano, voltou às atividades.

Além da parte física, o Moto realizou dois jogos-treino, contra Americano, em que venceu por 2 a 0 e IAPE (derrota por 4 a 1).

Além de Lineker, a esperança do Moto também está depositada em Juninho Maranhense, que teve boa performance no IAPE na Copa FMF 2021 e no MAC. Para a atual temporada, a diretoria trouxe alguns reforços, como o volante Johnnatan, o zagueiro Correia, o volante Rodrigo e os atacantes Kennedy Balotelli e Rodrigão, além de Lineker e Jr Maranhense.

TIME-BASE: João Paulo, Diego Renan, Correia, Kevin e Neto, Johnnatan, Codó e Lineker, Nike, Diogo e Rodrigão (ou Juninho Maranhense).

TÉCNICO: Carlos Ferro

DESTAQUE: Lineker

Meia foi a principal contratação do setor para a temporada (Crédito: Divulgação Moto)
Meia foi a principal contratação do setor para a temporada (Crédito: Divulgação Moto)

TUNTUM

Time conquistou a Copa FMF e quer novamente surpreender no Estadual
Time conquistou a Copa FMF e quer novamente surpreender no Estadual

Atual campeão da Copa FMF 2021 e um dos representantes maranhenses na Copa do Brasil, o Tuntum – definido como o “caçula” do futebol do Estado disputará a primeira divisão estadual pela primeira vez. A comissão técnica foi mantida pela atual direção e o elenco será liderado por Danilo Brito, de passagem por outras equipes como Cordino e Juventude Samas.

Para esta temporada, além de manter a base de 2021, o time fez algumas contratações. Dentre elas, o goleiro Húngaro – ex-Audax (SP), o zagueiro Maycon (ex-MAC), o volante Téo (que veio da União Frideriquense do Rio Grande do Sul, o volante Thuran (do Macaé do Rio de Janeiro), além de Guerreiro (Pelotas), Vinícius (ex-Teresópolis) e Amauri (Bagé-RS).

Outros jogadores saíram, como Emerson, Dudu, Denilson, Gustavo, Jô, Marciano, Cris, Tibiri e Matheuzinho.

Estes reforços se somarão aos jogadores que permaneceram no elenco em 2022. Caso por exemplo do meia Neto, ex-MAC e Moto Club e considerado um dos principais jogadores do setor da equipe do interior.

TIME-BASE: Danilo, Negueba, João Vitor, Dedé, Igor Sanches, Theo, Pedro Dias e Neto, Jonas Piu Piu, Mateus Guerreiro e André.

TÉCNICO: Danilo Brito

DESTAQUE: Mateus Guerreiro

Atacante é a esperança de gols do time do interior no Maranhense
Atacante é a esperança de gols do time do interior no Maranhense

SÃO JOSÉ

Time balneário quer surpreender e repetir boa campanha de 2020 (Crédito: Marcus Parga)
Time balneário quer surpreender e repetir boa campanha de 2020 (Crédito: Marcus Parga)

Considerado um dos representantes postulantes a ser a “surpresa” no Campeonato Maranhense, o São José passou por completa reestruturação, desde que foi eliminado na primeira fase da Copa FMF do ano passado.

O time do Maranhense será comandado por Dejair Ferreira, que recentemente foi o treinador do Juventude Samas no Estadual e que levou o “Peixe Poraquê” ao vice-campeonato do torneio.

Vários jogadores chegaram ao clube que é gerenciado no futebol pelo experiente Evandro Marques. Com nova gestão administrativa, o time se prepara desde a semana passada e quer repetir pelo menos a boa campanha de 2020.

Na oportunidade, o São José por pouco não chegou à final do Maranhense. O time perdeu na semifinal para o Moto Club em duas partidas. A coincidência é que o técnico do Moto Club na ocasião era Dejair Ferreira.

O time fez recentemente e antes da estreia um amistoso contra o Pitanguense, em que venceu por dois a zero. Com dois gols do atacante Janderson.

O São José está no grupo 2, ao lado de Moto Club, Cordino e Tuntum. A estreia será neste domingo (23) contra o Moto Club, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, às 15h30.

TIME-BASE: Janilson, Toti, Maranhão, Mateus e Samuel, Paulinho, Pipico, Joalison, Vinícius, Levi e Janderson.

TÉCNICO: Dejair Ferreira

DESTAQUE: Janderson

CORDINO

"Onça da Barra" não quer repetir a má campanha de 2020 (Crédito: Divulgação)

Atual campeão da Série B do Campeonato Maranhense, ao eliminar equipes tradicionais como o Maranhão Atlético Clube (MAC) e evitar o acesso do “Quadricolor”, o Cordino volta para disputar mais uma vez a primeira divisão do futebol maranhense. Após campanhas de destaque, como em 2017, quando venceu o primeiro turno e foi vice-campeão estadual, o time nos últimos anos brigou mais para não cair.

Em 2020, após péssima campanha e uma derrota para o Juventude Samas, o Cordino foi rebaixado – voltando no ano seguinte após campanha de recuperação.

Para voltar à elite do futebol maranhense e fazer bonito, a “Onça” apostará mais uma vez em um “velho conhecido”. O meia-atacante Ulisses estará em sua nona temporada pelo time de Barra do Corda e quer fazer bonito, conduzindo sua equipe para bons resultados e, quem sabe, ao menos repetir a boa campanha de 2017.

Para isso, o técnico será Joãozinho Néri. Além de Ulisses, o time terá Juninho Bolt – ex-MAC e que auxiliará Ulisses no toque de experiência do meio-campo.

No dia 19 de janeiro, o Cordino realizou amistoso contra uma equipe amadora de Presidente Dutra (MA) e venceu por 3 a 1.

TIME-BASE: Vitor, Adriano, Felipe, Gustavo e Fernando, Eri, Railson e Euller, Bolt , Ulisses e Nadson

TÉCNICO: Joãozinho Néri.

DESTAQUE: Ulisses

Ulisses é a esperança do Cordino no Maranhense
Ulisses é a esperança do Cordino no Maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.