Retrospectiva 2021

IAPE: de volta à elite do futebol do Maranhão, mas sem vaga nacional

Canário da Ilha foi eliminado nas semifinais da Copa FMF.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h47
IAPE teve a melhor campanha da primeira fase da Copa FMF
IAPE teve a melhor campanha da primeira fase da Copa FMF (Divulgação / IAPE )

SÃO LUÍS – Depois de anos de inatividade o IAPE retornou ao cenário do futebol maranhense em 2020, com o vice-campeonato da Série B. Em 2021, na elite do futebol estadual, o Canário das Ilha foi até a segunda fase do Maranhense, fez uma boa primeira fase na Copa FMF, mas não alcançou seu objetivo, que era voltar a uma competição nacional após 10 anos depois de sua última Copa do Brasil. Agora é recomeçar e projetar um 2022 melhor do que o ano que está acabando.

LEIA MAIS

Juventude Samas: 2021 razoável, mas sem vaga na Copa do Brasil

Imperatriz: mais um ano de frustrações e queda no Estadual

Moto Club: um ano de turbulências e mais um vice no maranhense

Sampaio Corrêa: domínio no Estadual e frustração e "susto" na temporada

Comandado pelo técnico Zé Augusto, o IAPE apostou em jovens jogadores, como o volante Abu, e uma mescla de atletas mais experientes, como o atacante Ricardo Maranhão, para o Estadual. Em uma fase com sete partidas, e apenas duas derrotas, a equipe da capital avançou às semifinais. E em um mata-mata com o Juventude não passou por pouco. Fora de casa, em São Mateus, o IAPE perdeu por 3 x 0, e, em São Luís, venceu por 2 x 0, mas não evitou a eliminação.

Já na Copa FMF, última chance de conseguir uma vaga em competições nacionais, o IAPE teve a melhor campanha da primeira fase, somando sete pontos, com uma equipe recheada de jovens, entre eles o atacante Juninho Maranhense, destaque do time. Porém, nas semifinais o Canário teve pela frente o Tuntum, sensação da competição, que ficaria com o título.

Nas semifinais as equipes empataram sem gols no estádio Rafael Seabra, em Tuntum, e na volta, na capital, o time do interior venceu por 1 x 0 e acabou mais uma vez como sonho do IAPE.

Números do IAPE em 2021

14 Jogos

6 vitórias

4 empartes

4 derrotas

17 gols marcados

14 gols sofridos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.