Retrospectiva 2021

Sampaio Corrêa: domínio no estado e frustração e "susto" na temporada

Bolívia Querida ganhou mais um Estadual, mas sofreu na Série B.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h49
Sampaio Corrêa ganhou seu 35º título maranhense em 2021
Sampaio Corrêa ganhou seu 35º título maranhense em 2021

SÃO LUÍS – Em um ano de altos e baixos, o Sampaio Corrêa encerrou a temporada com sensação de alívio ao evitar rebaixamento na Série B. Em 2021 o Tricolor ganhou o bicampeonato maranhense, mas fracassou mais uma vez na primeira fase da Copa do Brasil. Chegou às quartas da Copa do Nordeste, deu pinta que brigaria pelo acesso no Brasileiro, mas caiu vertiginosamente de produção, e, de técnico novo, terminou o ano escapando da queda para Série C e cheio de planos para 2022.

LEIA MAIS

Retrospectiva 2021: Moto Club em ano de turbulências e mais um vice estadual

Título estadual e queda frustrante

Em mais um ano de hegemonia no Campeonato Maranhense, o Sampaio bateu o rival Moto Club na final e ficou com o seu 35º título, se distanciando ainda mais no ranking dos maiores vencedores da competição. Mas, se ratificou seu domínio estadual, neste início de temporada a Bolívia mostrou que ainda peca no cenário nacional. Pelo segundo ano seguido o time foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil. E, sem em 2020 o algoz foi o Águia Negra-MS, em 2021 o carrasco do time maranhense foi o Rio Branco-ES.

Neste primeiro semestre o Sampaio disputou ainda a Copa do Nordeste, na busca pelo bicampeonato. Entre altos e baixo na primeira fase, o Tubarão avançou na quarta colocação do Grupo A, mas caiu no mata-mata para o Ceará, que viria a fazer a decisão com o Bahia, que ficou com o título.

Ascensão em queda na Série B

Tricolor sofreu para se manter na Série B
Tricolor sofreu para se manter na Série B

Sob desconfiança, o Sampaio Corrêa largou bem na Série B, sob o comando de Felipe Surian. Nas nove primeiro rodadas com apenas uma derrota, o time passou a figurar no G-4 e deu dicas de que, desta vez, iria brigar pelo acesso à elite do futebol brasileiro.

No entanto, a partir da rodada 22 o time perdeu a liga, passou a conviver com lesões, o artilheiro Ciel atravessou “seca” de gols de mais de três meses e tudo ruiu. Felipe Surian passou a ser questionado e no fim da temporada, após a saída de alguns jogadores, o técnico foi trocado por João Brigatti.

Sob o comando de Brigatti a equipe não encantou, mas fez jogos seguros e, nas rodadas finais, consegui se manter na Série B. A diretoria renovou o contrato do comandante, de vários jogadores, principalmente os que se destacaram no final do campeonato, e a esperança e de que o ano que vem seja mais produtivo.

Números do Sampaio em 2021

66 jogos

24 Vitórias

19 empates

23 derrotas

75 gols marcados

66 sofridos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.