Campeonato Maranhense

Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético empatam em clássico emocionante pela final do Estadual

MAC abriu vantagem de dois gols, mas a Bolívia Querida buscou o empate nos acréscimos.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 17/04/2024 às 04h09
Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético disputaram o primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense nesta terça-feira (16).
Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético disputaram o primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense nesta terça-feira (16). (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético iniciaram a grande decisão do Campeonato Maranhense de 2024 com um clássico Samará de tirar o fôlego na noite desta terça-feira (16), no Estádio Castelão. Atual campeão do Estadual, o Quadricolor esteve na frente do placar por duas vezes e chegou a abrir dois gols de vantagem no decorrer do segundo tempo, mas a Bolívia Querida foi valente, buscou o empate por 3 a 3 nos acréscimos e deixou a disputa do título maranhense totalmente em aberto para a partida de volta.

Leia também:

Clássico Samará termina em confusão, e presidente do Maranhão tenta agredir árbitro

Pimentinha elogia "final digna" do Estadual e critica FMF após Sampaio Corrêa buscar empate

Zé Augusto exalta atuação do Maranhão Atlético e fala sobre confusão com Cortez

Sampaio Corrêa perde quatro atletas para segundo jogo da final e aguarda por Bruno Baio

Maranhão Atlético tem duas baixas, mas conta com retorno de destaque em decisão

Com foco na conquista do bicampeonato estadual, o Maranhão Atlético abriu o placar aos 25 minutos, em chute de Vander, que aproveitou sobra de bola após finalização travada de Felipe Cruz. O Sampaio Corrêa reagiu rápido e empatou aos 35 minutos, com Edrean, que recebeu assistência de João Felipe, mas o MAC voltou a ficar em vantagem aos 45, em chute cruzado de Adeilson. Animado pelo bom primeiro tempo, o Maranhão chegou ao terceiro gol com Felipe Cruz, aos 31 minutos, e deu a impressão de que sairia do Castelão com a vitória, entretanto, o Sampaio mostrou a sua força e arrancou um empate heroico após gols de Franklin, aos 35 minutos, e Pimentinha, já aos 54 minutos, no último lance da partida.

Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa disputam o segundo e decisivo confronto da final do Campeonato Maranhense na tarde deste sábado (20), a partir das 16h30, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Quem vencer, fica com a taça do Estadual em 2024, enquanto um novo empate leva a disputa para as cobranças de pênaltis.

O jogo

O clássico Samará começou estudado no Castelão, com as duas equipes concentrando as suas ações no meio-campo e apostando em uma marcação forte para não serem surpreendidas. Com o passar do tempo, o Sampaio Corrêa conseguiu encontrar espaços na defesa do Maranhão Atlético e criou a primeira grande oportunidade do jogo: aos 11 minutos, Pablo Oliveira fez o desvio de cabeça após cobrança de escanteio de Rafael Luiz e quase abriu o placar para o Tubarão.

Quando parecia que ia impor seu ritmo no Castelão, o Sampaio Corrêa sofreu um duro baque com a substituição do atacante Bruno Baio, artilheiro do Estadual, que sentiu uma lesão na virilha. O Maranhão Atlético ganhou força com a saída do centroavante rival e abriu o placar aos 25 minutos: Felipe Cruz tentou a finalização após cruzamento de Ronald e foi travado pela defesa tricolor, mas a bola sobrou para Vander, que chutou firme, no canto esquerdo de Felipe. Animado, o MAC quase marcou o segundo gol aos 33, com Alison Araçoiaba, que foi lançado por André Radija, bateu de primeira na pequena área e mandou a bola por cima do gol.

O Sampaio Corrêa conseguiu reagir ao bom momento do Maranhão Atlético e arrancou o empate aos 35 minutos: após ser lançado na entrada da grande área, Ferreira deu um passe na medida para João Felipe, que invadiu a área, bateu cruzado e encontrou Edrean livre para deixar tudo igual no Castelão. Quando o empate parecia certo na primeira etapa, o Maranhão reassumiu a vantagem no placar aos 45 minutos, com Adeilson, que roubou a bola de Ferreira, invadiu a área e chutou forte, por baixo de Felipe.

Maranhão Atlético abre vantagem, mas Sampaio Corrêa busca empate heroico

Na volta do intervalo, Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético se lançaram ao ataque. Aos três minutos, Edrean arriscou o chute pela Bolívia Querida, e Moisés, atento, fez grande defesa. Pouco depois, aos nove, André Radija cobrou falta na grande área, Cavi conseguiu o desvio de cabeça e quase marcou o terceiro gol do Quadricolor no Castelão.

No decorrer do segundo tempo, o Maranhão Atlético avançou suas linhas e começou a incomodar o Sampaio Corrêa. Aos 15 minutos, Ronald tentou a finalização com o bico da chuteira, e Felipe salvou a Bolívia Querida com uma difícil defesa. Já aos 31, o MAC ampliou o placar: após roubar a bola de Lucas Lopes, Ronald deu um passe em profundidade para Felipe Cruz, que bateu por cima de Felipe para anotar o terceiro gol do Quadricolor.

Pressionado, o Sampaio Corrêa foi todo para o campo de ataque e não demorou a diminuir o prejuízo: aos 35 minutos, Edrean levantou a bola na grande área, Maurício cabeceou e Moisés fez uma grande defesa, mas Franklin, atento ao rebote, fez o segundo gol do Tricolor. Com muita personalidade e valentia, o Sampaio manteve a pressão e arrancou um empate heroico aos 54 minutos: após cobrança de escanteio e bate-rebate na grande área, a bola sobrou para Pimentinha chutar forte e deixar tudo igual no Castelão.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Felipe; Lucas Lopes (Hiago Cena), Franklin, Cortez e Thallyson; Pablo Oliveira (Evandro), Ferreira (Eloir) e Rafael Luiz (Maurício); Pimentinha, João Felipe e Bruno Baio (Edrean). Treinador: Thiago Gomes

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin, Maicon, Pedro Gustavo e André Radija; Cavi, Vander, Adeilson (Fernando) e Ronald; Alison Araçoiaba (Capote) e Felipe Cruz (Clessione). Treinador: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.