Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete vence Ponta Grossa e continua invicto na LBF 2024

Bolívia Querida garantiu a segunda vitória consecutiva na competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 12/03/2024 às 22h32
O Sampaio Basquete derrotou Ponta Grossa fora de casa pela LBF 2024.
O Sampaio Basquete derrotou Ponta Grossa fora de casa pela LBF 2024. (João Vitor Rezende / LDPG)

PONTA GROSSA - Após estrear na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024 com uma vitória em casa sobre o Sodiê Mesquita, o Sampaio Basquete disputou, na noite desta terça-feira (12), o seu primeiro compromisso como visitante na competição nacional, diante do Ponta Grossa-PR, no Ginásio Borell Du Vernay. Ainda em busca do melhor entrosamento, a Bolívia Querida teve momentos de oscilação durante a partida, mas derrotou a equipe paranaense por 59 a 53 e manteve os 100% de aproveitamento na LBF.

Jogando um basquete coletivo e contando com uma defesa firme, o Sampaio Basquete abriu vantagem de 10 pontos já no primeiro quarto da partida contra Ponta Grossa, que tentou reagir no segundo quarto, porém, o time maranhense manteve o controle das ações e foi para o intervalo liderando o placar por oito pontos. Disposto a encaminhar a vitória, o Sampaio teve um bom desempenho no terceiro quarto, abrindo 13 pontos de frente, mas Ponta Grossa aproveitou uma queda de ritmo da Bolívia Querida para encostar no placar durante os últimos 10 minutos de jogo. Apesar do susto, o Sampaio confirmou a vitória no Borell Du Vernay.

Pelo lado do Sampaio Basquete, duas atletas se destacaram com duplos-duplos: enquanto a ala-pivô Sassá foi a cestinha tricolor, com 15 pontos, 10 rebotes e três roubadas de bola, a ala-armadora Cacá registrou 11 pontos, 11 assistências e cinco roubadas de bola. Pelo lado de Ponta Grossa, a principal atleta foi a armadora colombiana Manuela Rios, que fez 20 pontos e pegou seis rebotes.

A vitória fora de casa deixa o Sampaio Basquete como único time invicto na LBF 2024 e na liderança da competição pelo critério de aproveitamento, com 100% em duas partidas disputadas. Já o Ponta Grossa, que faz a sua estreia na LBF, sofreu a terceira derrota consecutiva e divide o 10º lugar, ao lado de Catanduva, que também ainda não venceu na competição nacional.

Sem muito tempo para festejar a vitória, o Sampaio Basquete disputará mais uma partida como visitante no Sul do país nesta quinta-feira (14). A Bolívia Querida enfrentará Blumenau a partir das 19h, no Ginásio Galegão, em partida que terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda. O Ponta Grossa, por sua vez, encara Santo André na noite desta sexta-feira (15), às 21h, no Ginásio Laís Elena.

O jogo

Nos quatro primeiros minutos de partida, o Ponta Grossa até conseguiu trocar pontos contra o Sampaio Basquete, porém, a Bolívia Querida não demorou a assumir o domínio do jogo: com uma defesa atenta e Sassá brilhando no garrafão, o time maranhense começou a abrir vantagem no placar e fechou o primeiro quarto em 20 a 10.

Já no segundo quarto, o Ponta Grossa surpreendeu o Sampaio Basquete ao converter arremessos de três pontos e cortar o prejuízo para apenas três pontos, forçando o técnico Bruno Guidorizzi a pedir tempo pelo time maranhense. Depois da pausa, a Bolívia Querida voltou a se concentrar, trabalhar bem as posses e converter os arremessos, garantindo o placar de 36 a 28 para o intervalo.

Com foco na virada, o Ponta Grossa impôs um ritmo mais intenso a partir do terceiro quarto, liderado pela armadora Manuela Rios, e ficou a quatro pontos do empate no placar. O Sampaio Basquete, no entanto, não se intimidou, voltou a abrir vantagem após forçar erros da equipe paranaense e chegou ao placar de 52 a 39.

No último quarto, tudo se encaminhava para uma vitória sem maiores sustos do Sampaio Basquete, mas o Ponta Grossa, empurrado pela torcida no Borell Du Vernay, cresceu na reta final da partida, aproveitando uma série de erros ofensivos do time maranhense. O momento irregular, no entanto, não impediu a vitória do Sampaio, que teve tranquilidade para administrar o resultado, fechando o placar em 59 a 53.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.