Copa FMF

Tuntum vence, avança à final da Copa FMF e deixa o Moto Club sem calendário nacional em 2023

Leão dos Cocais continua na briga pelo bicampeonato, e Papão do Norte só terá duas competições em 2023.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 10/11/2022 às 02h39
Moto Club e Tuntum se enfrentaram no Estádio Castelão.
Moto Club e Tuntum se enfrentaram no Estádio Castelão. (Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Fundado há pouco mais de um ano, o Tuntum Esporte Clube continua fazendo história no futebol maranhense. Na partida de volta das semifinais da Copa FMF, disputada na noite desta quarta-feira (9), o Leão dos Cocais não se intimidou com a tradição do Moto Club, conseguiu uma vitória heroica por 2 a 1 diante da torcida adversária no Estádio Castelão, manteve vivo o sonho do bicampeonato da competição estadual e garantiu presença em um torneio nacional na temporada de 2023.

Mesmo atuando fora de casa, o Tuntum teve um início de jogo equilibrado diante do Moto Club e abriu o placar logo aos 13 minutos do primeiro tempo, com o zagueiro Maicon. Surpreendido pela iniciativa do Leão dos Cocais, o Papão do Norte se lançou ao ataque e buscou o empate aos 43: após cobrança de escanteio de Romarinho, a bola sobrou para Enzzo chutar forte e deixar tudo igual. Na segunda etapa, o Moto teve maior posse de bola e pressionou em busca da virada, porém, o Tuntum se defendeu bem e garantiu a vitória com um belo gol de Patrick, que arriscou o chute da entrada da área aos 33 minutos e acertou o canto direito de Lucas Alves.

Com a classificação para a final da Copa FMF pelo segundo ano consecutivo, o Tuntum terá direito a uma das vagas restantes do futebol maranhense em competições nacionais na próxima temporada. De acordo com o regulamento do torneio estadual, o campeão escolhe se quer jogar o Campeonato Brasileiro Série D ou a Copa do Brasil, enquanto o vice fica com a vaga que sobrar. O Moto Club, por sua vez, fica fora do cenário nacional após sete anos e só disputará o Campeonato Maranhense e a Pré-Copa do Nordeste em 2023.

Na decisão da Copa FMF, o Tuntum enfrentará o Maranhão Atlético, que se classificou após eliminar o IAPE na outra semifinal. O primeiro jogo será realizado neste sábado (12), em São Luís, e a partida de volta ocorre na próxima terça-feira (15), em Tuntum, com cobertura completa do Imirante Esporte e da rádio Mirante AM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.