Pandemia de coronavírus

Visitas aos Lençóis Maranhenses estão suspensas por tempo indeterminado

A determinação do ICMBio se estende a todos os parques nacionais do Brasil; A medida começou a valer nesse domingo (22).

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem como porta de entrada as cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro no Maranhão.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem como porta de entrada as cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro no Maranhão. (Foto: Celso Tavares/G1)

BARREIRINHAS - Foram suspensas, por tempo indeterminado, as visitas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que tem como porta de entrada as cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro no Maranhão. A determinação foi feita pelo presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, por meio de uma portaria.

Saiba mais sobre os Lençóis Maranhenses

Lençóis fechados por medida de prevenção ao novo coronavírus

Com bebidas e pet, Nelsinho Piquet estaria infringindo Leis Ambientais nos Lençóis Maranhenses

Publicado decreto para privatização do Parque dos Lençóis Maranhenses

MPF questiona projeto de lei que altera limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

A medida visa conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), que já tem dois casos confirmados no Maranhão e 280 suspeitos. Segundo a portaria, as visitas estão proibidas deste domingo (22) e a medida está valendo para todos os parques nacionais do Brasil. De acordo com o documento, o ICMBio tomou as providências com base no decreto que reconheceu o estado de calamidade pública no país, diante da pandemia da Covid-19.

Leia também

Governo do Maranhão decreta situação de calamidade pública

Câmara aprova decreto de calamidade pública por conta do coronavírus

Prefeitura declara estado de calamidade em Imperatriz

Além dos Lençóis Maranhenses, o Brasil possui 72 parques nacionais, sendo 42 abertos para a visitação do público. Os parques são administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado do Ministério do Ambiente.

Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981, possui uma área total de 156,5 mil hectares, parte do parque integra os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, considerados portas de entrada. Anualmente, o parque recebe milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, principalmente entre os meses de julho a dezembro, considerado o período seco em todo o litoral do Maranhão e com altas temperaturas.

Veja a reportagem completa no G1 MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.