BARREIRINHAS - Foram suspensas, por tempo indeterminado, as visitas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que tem como porta de entrada as cidades de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro no Maranhão. A determinação foi feita pelo presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, por meio de uma portaria.
Saiba mais sobre os Lençóis Maranhenses
Lençóis fechados por medida de prevenção ao novo coronavírus
Com bebidas e pet, Nelsinho Piquet estaria infringindo Leis Ambientais nos Lençóis Maranhenses
Publicado decreto para privatização do Parque dos Lençóis Maranhenses
MPF questiona projeto de lei que altera limites do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
A medida visa conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), que já tem dois casos confirmados no Maranhão e 280 suspeitos. Segundo a portaria, as visitas estão proibidas deste domingo (22) e a medida está valendo para todos os parques nacionais do Brasil. De acordo com o documento, o ICMBio tomou as providências com base no decreto que reconheceu o estado de calamidade pública no país, diante da pandemia da Covid-19.
Leia também
Governo do Maranhão decreta situação de calamidade pública
Câmara aprova decreto de calamidade pública por conta do coronavírus
Prefeitura declara estado de calamidade em Imperatriz
Além dos Lençóis Maranhenses, o Brasil possui 72 parques nacionais, sendo 42 abertos para a visitação do público. Os parques são administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado do Ministério do Ambiente.
Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, criado em 1981, possui uma área total de 156,5 mil hectares, parte do parque integra os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão, considerados portas de entrada. Anualmente, o parque recebe milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, principalmente entre os meses de julho a dezembro, considerado o período seco em todo o litoral do Maranhão e com altas temperaturas.
Veja a reportagem completa no G1 MA.
Saiba Mais
- Quase 19% das pessoas que tiveram Covid-19 têm sintomas persistentes
- Vacinas contra Covid-19 serão enviadas para todo o Brasil até terça-feira (10)
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.