Audiência

Caso de Piquiá de Baixo será discutido em audiência na OEA

A audiência será na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Divulgação / Assessoria )

AÇAILÂNDIA – Ocorre, nesta quinta-feira (19), em Washington (EUA), uma audiência sobre Direitos Humanos e Indústrias Extrativas na América Latina. Na ocasião, cinco casos de violações de direitos humanos contra povos indígenas, camponeses ou moradores de cidades, provocadas pelas indústrias extrativas, serão apresentados, um deles é o caso dos moradores de Piquiá de Baixo, em Açailândia.

A audiência será na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). A audiência foi solicitada por instituições ligadas a Igreja Católica Latino-Americana, que expressa preocupação por esses conflitos e se põe como interlocutora da CIDH em defesa das vítimas desse modelo de desenvolvimento.

As violações em Piquiá de Baixo, povoado com mais de mil habitantes, existem há mais de 20 anos, principalmente, pela atuação de cinco empresas siderúrgicas no local. A poluição tem causado distúrbios, doenças e morte às mais de 300 famílias que vivem no povoado.

Um longo processo de reassentamento coletivo das famílias está em curso, mas a construção do povoado ainda não começou e garantias de redução das emissões e de cuidado para com a saúde dos moradores são ainda insatisfatórias.

A audiência está marcada para esta às 15h, horário de Brasília, e poderá ser acompanhada ao vivo pela internet, no site da OAS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.