Chile

Terremoto no Chile provoca alerta de tsunami em quatro países sul-americanos

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

BRASÍLIA - Um terremoto de magnitude 8,3 na escala Richter atingiu na noite de ontem (1º) a Região Norte do Chile, perto da cidade mineira de Iquique, provocando ondas de 1,8 metro de altura. O incidente geológico provocou alerta de tsunami no Chile e em mais três países da costa do Oceano Pacífico latino-americano – Peru, Equador e Colômbia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre vítimas ou danos materiais. O terremoto teve sete réplicas de intensidade superior a 5 graus na escala Richter.

A população chilena está sendo retirada da área por orientação do governo. O terremoto ocorreu a 10 quilômetros de profundidade marítima e teve seu epicentro a 86 quilômetros a noroeste de Iquique, principal porto mineiro e exportador do Chile.

“Um terremoto dessa magnitude tem potencial para produzir um tsunami destrutivo que pode atingir a linha costeira dentro de minutos e as linhas costeiras mais distantes em questão de horas”, alertou o Centro de Advertências de Tsunami do Pacífico. Às 23h30, o alerta de tsunami foi estendido por mais seis horas.

Em fevereiro de 2010, o Chile foi atingido por um devastador terremoto que deixou 524 mortos e mais de dois milhões de feridos e prejuízos de US$ 30 bilhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.