Cheia do rio Tocantins

Animais ilhados são resgatados por bombeiros e voluntários em Imperatriz

Uma equipe do Centro de Zoonoses visita os abrigos para a vacinação de cães e gatos.

Tátyna Viana / Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h36
Gato é resgatado por bombeiro de teto de residência. (Foto: Divulgação / CBMMA)
Gato é resgatado por bombeiro de teto de residência. (Foto: Divulgação / CBMMA)

IMPERATRIZ - Desde que a enchente do rio Tocantins vem desabrigando moradores e obrigando as famílias a deixarem suas casas, dezenas de animais domésticos também vem sendo resgatados pelos bombeiros, em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão.

Leia também:

Rio Itapecuru baixa em Mirador, e rio Tocantins sobe em ITZ; mais de mil famílias sofrem com enchentes no Maranhão

Famílias desabrigadas após cheia do rio Tocantins em Imperatriz interditam a BR-010 para pedir apoio

Na última semana, alguns animais, bem debilitados, que estavam isolados nos telhados das casas inundadas foram salvos e entregues aos donos.

Animais foram vacinados em abrigos do município. (Foto: Divulgação)
Animais foram vacinados em abrigos do município. (Foto: Divulgação)

Além da vacinação de animais, realizada nos abrigos, pelas equipes do Centro de Zoonoses, clínica veterinárias têm feito ações voluntárias com consultas, medicação e coleta de exames, para auxiliar famílias carentes nos cuidados com os bichos fora de casa.

A ONG Gpai e um grupo de de esportistas, Gama Adventure, também realizaram um trabalho voluntário de resgate de gatos nessa sexta-feira (14), levando ração a outros bichos mais difíceis de serem capturados.

Não há uma estimativa de animais afetados pelas enchentes, já que algumas famílias estão alojadas na casa de parentes, mas em todos os abrigos há registros de gatos ou cães de propriedade das famílias desabrigadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.