Após pior vazante da história

Quase dois meses após chegar a 3,45 metros abaixo de zero, Rio Tocantins volta ao normal

O Rio Tocantins voltou ao normal nesta quarta-feira (23).

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
O Rio Tocantins voltou ao nível normal nesta quarta-feira (23).
O Rio Tocantins voltou ao nível normal nesta quarta-feira (23). (Foto: João Rodrigues/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, cinquenta e sete dias após ter atingido 3,45 metros abaixo de zero, o Rio Tocantins voltou ao seu nível normal no trecho de Imperatriz. Durante todo essa terça-feira (22), o rio estava a 28 centímetros de voltar a normalidade.

O recou das águas começou no dia 27 de setembro com pouco mais de 2 metros, em seguida recuou, ainda, mais chegando a 3 metros abaixo de zero, e posteriormente a 3,45 metros. O fenômeno deixou pescadores e a opinião pública perplexos com a imagens de bancos de areia nunca vistos antes.

Em entrevista o presidente da Fundação Rio Tocantins- Memorial do Pescador, Zeca Tocantins disse que a cena chocante era esperada diante de tantos maus tratos ao rio.

Leia, também:

Campanha Salve o Rio Tocantins será lançada em Imperatriz, em dezembro

Rio Tocantins atinge pouco mais de 3 metros abaixo de zero, em Imperatriz

Nível do Rio Tocantins chega a 2,03 metros abaixo de zero

Workshop debate cheias e secas do Rio Tocantins em Estreito

Projeto Todos Pelo Rio Tocantins realiza ação no riacho Bacuri

O geógrafo engenheiro ambiental José Costa Alencar disse que a estiagem prejudicou, mas somou-se a ela a poluição do rio, o assoreamento, entre outros prejuízos ao meio ambiente.

O professor Alencar, como é conhecido no Instituto Federal (IFMA), afirmou que a previsão era que em dois meses o rio retomasse ao nível normal, mas a vazante de mais de três metros abaixo de zero serviria como alerta sobre a situação do rio em seu trecho maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.