Vazante excepcional do Rio Tocantins

Caema adota manobras para evitar desabastecimento em Imperatriz

Manobras ocorrem para atender bairros mais distantes do Centro.

Imirante Imperatriz com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Caema informou que está fazendo manobras para evitar desabastecimento em Imperatriz.
Caema informou que está fazendo manobras para evitar desabastecimento em Imperatriz. (Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ – A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), informou, nesta terça-feira (27), que a redução excepcional do nível do Rio Tocantins desde o fim de semana, levou a empresa a adotar manobras para evitar o desabastecimento de alguns bairros. Os locais afetados são o setor Entroncamento, Bairro da Vilinha, Vila Fiquene e Ayrton Sema.

O gerente regional da Caema, Denilson Freitas disse que a vazante do rio é preocupante, mas, não há falta de água na cidade, mas pode ser que em alguns setores a água esteja chegando as torneiras apenas no período da noite.

Freitas revelou que algumas medidas preventivas adotadas pela direção da empresa foram importantes para o atendimento da cidade.

Dentre as ações estão o uso de um conjunto de bombas adquiridas em 2015 e a atuação de uma equipe técnica que vem fazendo a manutenção desses equipamentos periodicamente. Outra medida foi a realização da limpeza de um canal que serve para a captação da água.

“Como vocês podem observar, o nível do Rio Tocantins baixou cinco metros e meio, onde se vê a olho nu vários bancos de areia ao redor aqui da captação e como medida preventiva a Caema fez a limpeza desse canal do rio”, anunciou.

Leia, também:

Vazante excepcional do Rio Tocantins já compromete a navegação

Baixo nível do Rio Tocantins repercute nas redes sociais

O canal citado pelo funcionário possui dez metros de profundidade com dez metros de cumprimento e a limpeza visa evitar que os equipamentos da empresa sejam danificados.

“(...)Entroncamento, Vilinha, Vila Fiquene e Ayrton Sena, que são os bairros mais distantes, já estão sentidos um pouco da diminuição dessa vazão, não que a água não esteja chegando. Possivelmente durante o dia não está tendo a distribuição da água nesses bairros, mas a noite estamos fazendo algumas manobras operacionais para que a população possa se planejar”, garantiu Denilson Freitas, acrescentando que o problema só será resolvido quando o rio voltar ao nível normal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.