Protesto

Moradores voltam a protestar contra empresa de resíduos

Manifestantes acusam fraude nos laudos, para arquivar denúncias.

Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Um grupo de moradores do povoado Lagoa Verde, ligados ao movimento Frente de Oposição Verde à Incineração em Imperatriz (Fovimiz), realizou uma manifestação, na manhã desta terça-feira (13).

A revolta é por conta do arquivamento de denúncias realizadas contra a empresa de tratamento de resíduos, EcoService. Este é o segundo protesto realizado, sendo que o primeiro aconteceu em dezembro de 2014.

Os manifestantes foram até o Ministério Público (MP) reivindicar uma posição da promotoria. Eles seguravam faixas, enquanto faziam o discurso no carro de som. Do MP, o grupo seguiu para o Fórumo e, por último, para a prefeitura.

A empresa presta serviços para a Prefeitura de Imperatriz, fazendo a incineração de lixo hospitalar. Os moradores reclamam de danos ambientais, como a morte de animais e plantas, que têm afetado, também, a saúde das pessoas que estão no local.

De acordo com o ambientalista Idalécio Gigante, um dos fundadores do Fovimiz, denúncias foram realizadas. No entanto, os laudos e documentos necessários para estagnar as atividades foram fradudados, segundo ele.

“Nós denunciamos em todos os órgãos municipais, na secretaria de meio ambiente, secretaria de saúde, vigilância sanitária, mas os laudos foram fraudados e usados para arquivar o processo”, afirma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.