Janela partidária

Mais um deputado anuncia saída do PCdoB do Maranhão

Depois de Rubens Júnior, foi a vez do deputado estadual Adelmo Soares deixar a sigla que já foi o partido do governador Flávio Dino.

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h11
Adelmo Soares é o segundo deputado a anunciar desfiliação do PCdoB
Adelmo Soares é o segundo deputado a anunciar desfiliação do PCdoB (Foto: Agência Assembleia )

SÃO LUÍS - Mais um deputado do PCdoB anunciou desfiliação do partido. Desta vez foi Adelmo Soares que, pelas redes sociais, disse que deixa a sigla depois de 12 anos de filiação. O PCdoB deverá perder ainda os deputados Othelino Neto, presidente da Assembleia Legislativa, Carlinhos Florêncio e Ana do Gás.

Antes de Adelmo Soares, anunciou a desfiliação o deputado federal, Rubens Júnior, que disse que as indefinições sobre a federação partidária o levavam a deixar a sigla. Já Soares se ateve somente a agradecer seu tempo de filiado e disse que a mudança é uma "adequação ao novo e desafiador cenário".

O PCdoB tinha na Assembleia Legislativa cinco deputados e na Câmara dos Deputados, dois. A previsão é de que todos os deputados estaduais do PCdoB deixem a legenda. Atualmente na Casa, estão Othelino Neto e Carlinhos Florêncio. O primeiro já anunciou que vai para o PDT. O segundo ainda não se posicionou sobre o novo partido.

Dos deputados federais deverá ficar somente o secretário de Cidades, Márcio Jerry, que também é presidente do PCdoB no Maranhão. Rubens Júnior já saiu e disse que nos próximos 10 dias deverá definir sua nova sigla pela qual ele vai disputar a reeleição.

Veja manifestação de Adelmo Soares sobre saída do PCdoB:

“Durante o período em que estive filiado ao PCdoB me mantive fiel às ideias desse heróico partido, protagonista nas grandes lutas e conquistas do povo brasileiro e decisivo nas transformações sociais, política e econômica, ocorridas nos últimos anos no Maranhão.

Mas, a vida é dinâmica, a sociedade muda. Assim, em razão da necessidade de me adequar ao novo momento político do nosso País, e, especialmente do nosso Estado, chegou a hora de mudar de partido.

Levo na bagagem o aprendizado que adquiri ao longo de 12 anos de militância ao lado de pessoas extraordinárias. Também levo incontáveis vitórias e um bem precioso, chamado gratidão. A troca de partido não significa uma despedida, mas apenas uma adequação ao novo e desafiador cenário.

Assim, ao me desfiliar do PCdoB, tenho palavras de agradecimento e reconhecimento.

Enfim, reafirmo meu desejo de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Maranhão e pelo bem-estar do nosso povo.

Valeu PCdoB , aqui fica o meu muito Obrigado por tudo e por tanto!

Adelmo Soares – Dep. Estadual”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.