Eleições 2022

Rubens Júnior anuncia desfiliação do PCdoB

Deputado federal disse que somente ficaria no PCdoB se o partido conseguisse se unir em federação com outras legendas.

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h11
Rubens Júnior deixa o PCdoB devido indefinições relacionadas a Federação Partidária
Rubens Júnior deixa o PCdoB devido indefinições relacionadas a Federação Partidária (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - O deputado federal Rubens Pereira Júnior anunciou, nesta quinta-feira, 3, sua saída do PCdoB. Em carta aberta divulgada em suas redes sociais, o parlamentar afirma que sua decisão de desfiliação foi motivada pelas indefinições relacionadas à Federação Partidária.

O PCdoB está em mesa de conversas com o PT, PSB e PV para garantir a união das legendas para a disputa eleitoral pela Assembleia Legislativa e também a Câmara dos Deputados. Sem esta federação, o PCdoB corre o risco de não conseguir alcançar às cláusulas de desempenho.

Diante do risco, Rubens Júnior preferiu deixar a legenda. Ao Imirante, o deputado disse que ficar no PCdoB sem federação seria suicídio eleitoral.

Mesmo trocando de partido, que ele ainda não anunciou qual será, disse que não mudará de lado. Ou seja, manterá a aliança com o grupo do governador Flávio Dino (PSB) e apoiará a candidatura de Carlos Brandão (PSDB).

Ainda no comunicado, Rubens Jr afirma que mudará de partido, mas não mudará de lado, mantendo a coerência política e os mesmos ideais. "Apoio firmemente a eleição de Flávio Dino ao Senado e a de Carlos Brandão ao Governo do Estado. Tenho a total convicção de que ambos representam o melhor caminho para o Maranhão. No campo nacional, fortaleço ainda mais a minha disposição para lutar contra o obscurantismo bolsonarista, apoiando a candidatura do presidente Lula", disse o deputado.

CARTA ABERTA

Hoje me desfilio do PCdoB. É para mim, acima de tudo, um dia de agradecimento.

Agradeço a oportunidade de ter construído uma trajetória de lutas a favor do nosso povo, nesses mais de 13 anos em que tive a honra de compor os quadros do partido.

No PCdoB lutei todos os justos combates. Sempre fui leal e ajudei com orgulho a liderar, na Assembleia Legislativa do Maranhão, um processo histórico de mudança dos rumos do nosso Estado, sempre defendendo as pautas populares. No PCdoB me elegi deputado estadual e federal duas vezes, fortalecendo a coerência, enfrentando com clareza e disposição as tentativas de retrocesso no Brasil, ao me opor firmemente aos governos Temer e Bolsonaro.

Sou profundamente grato à militância do PCdoB, sobretudo pelo firme apoio nas eleições de 2020. Jamais esquecerei a liderança do presidente do partido, deputado Márcio Jerry que, ao lado da UJS, da UNEGRO, da UBM, da CTB e de tantos outros movimentos sociais carregaram a bandeira da nossa candidatura na reta decisiva da campanha.

Agradeço especialmente ao governador Flávio Dino, que me motivou a ingressar no partido, me inspirando a superar os muitos desafios em nome da causa progressista, à favor dos que mais precisam.

Neste momento de muitas transformações no sistema eleitoral, a decisão de mudança partidária é motivada pelas indefinições no sistema de Federações Partidárias.

Mudo de partido, mas não mudo de lado, mantendo a coerência política e os mesmos ideais. Apoio firmemente a eleição de Flávio Dino ao Senado e a de Carlos Brandão ao Governo do Estado. Tenho a total convicção de que ambos representam o melhor caminho para o Maranhão. No campo nacional, fortaleço ainda mais a minha disposição para lutar contra o obscurantismo bolsonarista, apoiando a pré-candidatura do presidente Lula.

Este é um momento que requer de todos nós atenção, paciência e reflexão, tendo a certeza de que a mudança partidária fortalecerá as justas causas do nosso grupo político.

Em 2014 mudamos os rumos do Maranhão. Com o governador Flávio Dino aproximamos as políticas públicas dos que realmente precisavam do apoio do Estado.

Em 2022 a luta é para garantir que esse firme legado se mantenha e se amplie. Para isso, todos temos que fortalecer nossas convicções, reorganizar nossas formas de luta, afirmando nosso compromisso com o que é justo, sem jamais esquecer de onde viemos e dos ideais que representamos.

Muito obrigado, PCdoB!

Rubens Pereira Júnior - Deputado Federal

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.