Covid-19

Testagem de Covid-19 volta a ser realizada nos terminais de integração de São Luís a partir desta quarta-feira

Testes poderão ser feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, nos cinco terminais da cidade.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h38
Resultado do teste sai em 15 minutos.
Resultado do teste sai em 15 minutos. (Foto: Biné Morais)

SÃO LUÍS – A testagem para Covid-19 voltará a ser realizada nos cinco terminais de integração de ônibus de São Luís a partir desta quarta-feira (12). O anúncio foi feito pelo prefeito da capital maranhense, Eduardo Braide (Podemos), por meio de rede social, no começo da tarde desta terça-feira (11).

Leia também:

Testagem de Covid no Hospital de Cuidados Intensivos em São Luís segue em funcionamento

Testagem de Covid-19 é suspensa nos terminais; veja onde está disponível​

Os atendimentos serão realizados nos terminais de integração da Praia Grande, São Cristóvão, Distrito Industrial, Cohab e Cohama, semanalmente, de segunda a sexta-feira (14), das 8h às 18h. Os interessado em fazer o teste devem apresentar documento de identificação com foto ou Cartão SUS.

"Nossa luta contra o vírus segue firme e com cada um fazendo a sua parte", afirmou o prefeito Eduardo Braide.

Testagem

Antes de iniciar a testagem, os pacientes passam por uma triagem para monitoramento do quadro clínico. A entrevista consiste na investigação de sintomas gripais tais como febre, dor no corpo, coriza e demais sintomas referentes à Covid-19, como desconforto ao respirar. Logo em seguida, o paciente é encaminhado para a área de testagem.

O teste ofertado à população nos terminais é o antígeno. Esse tipo de teste é realizado a partir do coletor swab (objeto estéril no nariz) inserido nas narinas do paciente. Em seguida, o material é colocado em um recipiente lacrado e algumas gotas de reagente são depositadas. O resultado sai em 15 minutos.

Outros pontos de testagem

Contudo, há outros pontos para quem pretende fazer o teste em São Luís, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Nesta terça-feira (11), a testagem de Covid pode ser realizada nas seguintes Unidades de Saúde:

- Caisi (Filipinho);
- Centro de Saúde Fátima (Bairro de Fátima);
- Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa (Anjo da Guarda);
- Centro de Saúde Carlos Macieira (Sacavém);
- Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab-Anil);
- Centro de Saúde Janaína (Vila Janaína);
- Centro de Saúde Thalles Ribeiro (Vila Esperança);
- UPA da Zona Rural;
- Unidade Mista do Bequimão;
- Unidade Mista do Coroadinho;
- Unidade Mista São Bernardo;
- Unidade Mista Bacanga;
- Socorrinho do São Francisco.

Testagem em idosos e outros públicos

O serviço de testagem a idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência e profissionais da educação, da saúde e da segurança na ativa continua sendo ofertado em São Luís. Depois de agendada, a testagem pode ser realizada no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), unidade da rede estadual de saúde que fica instalada no bairro Bequimão e é exclusiva para atendimento a casos de síndromes gripais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.