Triplo homicídio

Acusados da morte de três adolescentes no Coquilho, PM e vigilante são julgados hoje em São Luís

Triplo homicídio foi registrado no dia 3 de janeiro de 2019, na zona rural.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h52

SÃO LUÍS - Quase três anos depois de um triplo homicídio no Coquilho, na zona rural de São Luís, os acusados do crime que revoltou a população são julgados na capital. Os réus são o policial militar Hamilton Caíres Linhares e o vigilante Evilásio Lemos Ribeiro Júnior.

O policial militar Hamilton Caíres Linhares é acusado de matar as vítimas. / Foto: Divulgação.
O policial militar Hamilton Caíres Linhares é acusado de matar as vítimas. / Foto: Divulgação.
Evilásio Júnior aparece nas investigações como suspeito de ter ajudado Hamilton. / Foto: Divulgação.
Evilásio Júnior aparece nas investigações como suspeito de ter ajudado Hamilton. / Foto: Divulgação.

O julgamento começou às 8h30 desta terça-feira (14), no 2º Tribunal do Júri de São Luís e será presidido pelo juiz Gilberto de Moura Lima. A acusação é feita pelo promotor de Justiça Rodolfo Reis.

Leia mais:

Vara do Júri pronuncia policial e vigilante pela chacina no Coquilho

Parentes de rapazes mortos em chacina no Coquilho pedem justiça

Após homicídio de adolescentes, moradores ateiam fogo em ônibus e máquinas

Três adolescentes são encontrados mortos na zona rural de São Luís

Em julho de 2019, o juiz titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Gilberto de Moura Lima, pronunciou para ir a júri popular o militar e o vigilante.

No dia 3 de janeiro de 2019, os adolescentes Gildean Castro Silva, Gustavo Feitosa Monroe e Joanderson da Silva Diniz foram assassinados com tiro na cabeça.

Três jovens que foram vítimas da chacina em Coquilho, na zona rural de São Luís. / Foto: Reprodução.
Três jovens que foram vítimas da chacina em Coquilho, na zona rural de São Luís. / Foto: Reprodução.

O crime

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia do crime, os três adolescentes saíram de casa, em duas bicicletas, para a localidade conhecida como "Romão", área de banho e pesca. A estrada de acesso estava localizada dentro da construção do Residencial Mato Grosso, no Coquilho. Por volta das 14h, as vítimas foram avistadas por um dos seguranças, que avisou aos seus companheiros de serviço a possível entrada de invasores.

Os corpos e duas bicicletas somente foram encontrados no dia seguinte, quando os parentes sentiram falta dos jovens e saíram em busca deles.

Depoimentos

Ao ser interrogado, o vigilante negou a autoria do crime, confessando, em seu primeiro depoimento, que esteve na entrada do matagal com o policial, mas não entrou no local, e ouviu três disparos de arma de fogo. No segundo depoimento, ele disse que entrou depois do militar e, como não mais avistou o PM e as vítimas, voltou para a motocicleta.

Já Hamilton Caires negou qualquer envolvimento no delito e disse que apenas desferiu um tiro para cima para assustar os supostos invasores, dizendo que nem chegou a vê-los. Quando foi solicitado que entregasse sua arma para realização de exame de comparação balística com os projéteis retirados dos corpos e do local do crime, ele disse que perdera a arma, estojo e carregador, no mês de outubro de 2018, embora não tenha noticiado o fato à corporação policial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.