Fim de ano

Intensificada campanha contra acidentes na Estrada de Ferro Carajás no MA e PA

Foco é prevenir os acidentes durante o período de festas de fim de ano e férias escolares.

Imirante.com, com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h53
Trem de passageiros.
Trem de passageiros. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Para tentar eliminar ou diminuir os riscos de acidentes envolvendo pessoas e veículos durante o período de festas de fim de ano e férias escolares ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC), a Vale está intensificando o trabalho de conscientização junto às comunidades por onde a estrada de ferro passa.

“Nesse época do ano, marcada por festas e férias escolares, o consumo de bebida alcoólica e o fluxo de pessoas cruzando a via tendem a aumentar. Portanto, é importante que as todos redobrem a atenção, adotando os cuidados simples antes de cruzar a via”, afirmou Andreia Andrade, uma das responsáveis pelo diálogo com as comunidades vizinhas à ferrovia. Entre as dicas informadas pela empresa estão atitudes como: parar, escutar e olhar para os dois lados antes de atravessar os trilhos; e ainda, a utilização das passagens oficiais, como passarelas e viadutos.

Além conviver com as estradas, mais 300 comunidades no Maranhão e Pará fazem vizinhança com a Estrada de Ferro Carajás. E assim como o trânsito em rodovias, o trânsito ferroviário também tem regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que precisam ser obedecidas por quem cruza essas vias. O Artigo 29 do CTB, por exemplo, diz que os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais e que deixar de parar um veículo antes de transpor linha férrea é infração gravíssima, com penalidade de multa.

As regras do CTB estão baseadas em estudos e precisam ser seguidas para evitar acidentes de grandes proporções, já que os trens não conseguem parar imediatamente mesmo depois de acionarem o freio de emergência.

A Vale mantém um canal de diálogo que funciona todos os dias da semana, 24h por dia, o Alô Ferrovias, que atende pelo telefone 0800 285 7000. Por esse canal, a comunidade pode denunciar situações de risco, tirar dúvidas, conhecer cuidados de segurança etc.

Três dicas de segurança para convívio com ferrovias:

1) A principal regra é simples: pare, olhe para os dois lados e escute antes de cruzar uma ferrovia. Na dúvida, não arrisque;

2) Não permaneça entre duas linhas férreas onde há circulação dos trens em ambos os sentidos;

3) Não tente atravessar a linha falando ao celular, checando mensagens ou usando dispositivos de áudio de qualquer tipo. Isso pode desviar sua atenção da ferrovia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.