SÃO LUÍS - A circulação de trens na Estrada de Ferro Carajás foi retomada na noite desse domingo (11), após uma avaliação rigorosa dos vagões, da infraestrutura da via e intervenções necessárias para garantir a volta da operação com segurança. O trem de passageiros voltará a circular nesta segunda-feira (13), partindo de São Luís.
Na madrugada da última quarta-feira (8), um trem de cargas da Vale pegou fogo, no Km 244, da Estrada de Ferro Carajás, em Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão. Devido ao incidente, a circulação do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás havia sido suspensa.
Segundo a Vale, o incêndio atingiu 20 vagões de combustível e não deixou feridos. Ao todo, a composição tinha 42 vagões, desse total, 22 foram desacoplados e não correm risco de incêndio. No entanto, 20 vagões que não tiveram tempo de serem desacoplados foram consumidos pelo fogo.
Equipes de emergência da mineradora e o Corpo de Bombeiros combateram o incêndio e o vazamento de combustível de vagões tanque que descarrilaram.
A Vale informou que continua dedicada às ações de monitoramento e controle ambiental na região do incidente. As causas estão sendo apuradas.
De acordo com o site da Vale, foi reativado o atendimento de vendas de passagens presencial na Estação de São Luís, de segunda a sexta-feira, das 9hs às 12h e de 13h às 15h. Aos sábados o atendimento ocorre de 8h até 10h.
Saiba Mais
- Vale é multada em mais de R$ 250 milhões após danos ambientais causados por incêndio em trem no Maranhão
- VÍDEO: trem de cargas da Vale pega fogo na Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão
- Intensificada campanha contra acidentes na Estrada de Ferro Carajás no MA e PA
- O trem que conecta muito mais que dois Estados
- Oportunidade sobre os trilhos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.