CPI dos Transportes

CPI dos Transportes elege presidente e vice nesta semana

Vereador Marquinhos afirmou ao portal Imirante.com na semana passada, que não aceitará ficar de fora da presidência ou relatoria do colegiado

Ronaldo Rocha / Núcleo de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h59
Vereadores ainda vão definir presidência e relatoria de CPI
Vereadores ainda vão definir presidência e relatoria de CPI (Leonardo Mendonça)

SÃO LUÍS - A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de São Luís, instalada para investigar os contratos do transporte público na capital, vai eleger presidente e relator nesta semana. A primeira reunião de trabalho do colegiado deve ocorrer de hoje [segunda-feira] até quarta-feira, 1ª de dezembro.

A tendência é de que o autor do requerimento que criou a CPI, vereador Chico Carvalho (PROS), ocupe a presidência do colegiado. É uma espécie de cortesia, um acordo respeito dentro das Casas Legislativas.

O imbróglio, contudo, deve ocorrer na escolha de quem vai ocupar o posto de relator da CPI.

Nos bastidores, na semana passada, surgiu a informação de que o vereador Álvaro Pires ocupe o cargo. O vereador, Marquinhos (DEM), contudo, afirmou que não aceitará. Ele acusou o Governo Municipal de manobrar na Casa [releia aqui].

Não há confirmação até o momento, de acordo entre os parlamentares sobre a composição de presidência e relatoria.

O presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), deve ser acionado por Marquinhos e Chico Carvalho caso os membros do colegiado não cheguem a um consenso.

Somente depois da escolha de presidente e relator é que a CPI deve iniciar os trabalhos, com o levantamento de dados, oitivas e sessões na Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.