Manifestação

Servidores do Detran-MA entram em greve exigindo reajuste e valorização

Os manifestantes levaram cartazes para mostrar a insatisfação com diversas questões.
Imirante.com16/11/2021 às 10h14
Servidores do Detran-MA deflagram greve. Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante.

SÃO LUÍS - Servidores do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) iniciaram uma greve na manhã desta terça-feira (16), em frente ao prédio, na avenida dos Franceses, no bairro Vila Palmeira.

Os manifestantes levaram cartazes para mostrar a insatisfação com diversas questões, como: reajuste, melhores condições de trabalho especialmente nas Ciretrans, manutenção no auxílio-alimentação nos afastamentos legais, e outros.

Nessa segunda (15), o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdetran) comunicou que "não foi notificado oficialmente de qualquer decisão judicial" e, assim, confirmou o movimento. Leia o comunicado completo:

"O Sindicato dos Servidores do Detran comunica que não foi notificado oficialmente de qualquer decisão judicial.

Assim sendo, a greve geral está confirmada para terça-feira, 16/11, sem qualquer alteração.

Essa medida é extremamente necessária, uma vez que o Detran passa por um dos piores momentos de sua história, causando graves prejuízos à sociedade, servidores, autoescolas, despachantes, vendedores de veículos, clínicas e demais dependentes dos serviços do Detran.

Os servidores, além de condições mais justas para a categoria, estão lutando pelo próprio Detran, o que inclui melhoria na prestação dos serviços públicos, combate à corrupção, bem como fim de sua utilização como trampolim eleitoreiro e cabide de empregos."

Manifestantes pedem reajuste. Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante.

Veja o comunicado publicado em rede social do Detran-MA:

Leia a nota do Detran-MA sobre a greve dos servidores:

"O atendimento na sede do Detran-MA, Postos Avançados e Ciretrans estão ocorrendo em sua normalidade. Todos os agendamentos feitos para esta terça-feira,16, estão sendo feitos. A meta do Detran-MA é manter seus serviços funcionando em todo o estado.

Sobre o auxílio-alimentação, continua sendo pago normalmente inclusive para os servidores que se afastam do trabalho por questões previstas em lei. A diretoria do Detran-MA e o Governo do Estado já estão atuando na tentativa de garantir também futuramente tal benefício.

Quanto ao reajuste salarial, o Governo do Estado está impedido de atender tal reivindicação, em função da Lei Complementar 173/2020, que proíbe reajuste salarial de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. Após este prazo, o tema deve ser estudado.

O Detran-MA respeita o movimento e reconhece como justas as reivindicações. Reforça que mantém-se aberto ao diálogo com todas as categorias, pois seu objetivo maior é garantir melhores condições de trabalho e valorização dos servidores e manter o atendimento de qualidade à população."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.