SÃO LUÍS - De acordo com o ‘vacinômetro’ divulgado pelo Consórcio de Veículos de Imprensa, o Maranhão já ocupa a 13ª colocação entre os estados brasileiros que mais aplicaram pelo menos a primeira dose de imunizantes contra o coronavírus.
Leia também:
O sucesso da vacinação contra a Covid-19 na capital maranhense
Maranhão recebe novo lote de vacinas AstraZeneca com 113 mil doses do imunizante
Eduardo Braide anuncia chegada de vacina da Janssen, de dose única, a São Luís
Segundo levantamento divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo e atualizado às 20h15 dessa terça-feira (8), o Estado já aplicou a primeira dose da vacina em 29,7% de sua população adulta, colocando o Maranhão 11 posições acima no ranking nacional da vacinação contra a Covid-19, já que há exatamente dois meses, o estado ocupava a 24ª posição, com 10,5% das pessoas com mais de 18 anos de idade inoculadas com a dose inicial. Contabilizando os números da primeira e segunda dose, o estado já ultrapassou a marca de 2 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19.
No último final de semana, foi realizado o Arraial da Vacinação, projeto da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que reuniu grupos culturais maranhenses em um intenso mutirão de vacinação que atravessou a madrugada de sábado (5) para o domingo (6), em um shopping no município de São José de Ribamar. Durante a ação, 5 mil pessoas, com idade a partir de 38 anos, foram vacinadas em 28 horas ininterruptas de evento.
Vacinação em massa
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nessa quarta-feira (9), a realização de um novo Arraial da Vacinação, também no shopping localizado em São José de Ribamar. De acordo com Dino, serão 41 horas ininterruptas de vacinação. A ação terá início às 19h desta sexta-feira (11) e vai até às 12h de domingo (13).
Também neste fim de semana o Arraial da Vacinação estará na cidade de Timon, no leste do Maranhão. A proposta é dar velocidade à cobertura vacinal para pessoas com 50 anos ou mais e valorizar os artistas locais da região, duramente penalizados com o cancelamento das festas juninas pelo segundo ano seguido.
Novo lote de vacina
Nessa quarta-feira (9), chegou ao Maranhão um novo lote com 113 mil doses da vacina AstraZeneca, para dar continuidade à imunização dos grupos prioritários no Estado.
De acordo com o técnico do departamento de controle das doenças imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Saulo Ribeiro, esses imunizantes serão destinados aos municípios para a aplicação da primeira dose.
Coronavírus no Maranhão
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, nessa quarta-feira, o Maranhão tem 8.400 mortes e 297.678 casos confirmados da Covid-19. De acordo com a SES, foram contabilizados 35 óbitos e 1.330 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no Estado, sendo 136 na Grande Ilha de São Luís, 86 em Imperatriz e 1.108 nos demais municípios. A taxa de letalidade da doença no Maranhão, por sua vez, está em 2,82%.
Saiba Mais
- Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país
- Covid-19: saiba como fica vacinação de idosos no calendário anual
- Ministério da Saúde distribui 26 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Maranhão
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.