Artigo

O sucesso da vacinação contra a Covid na capital

A imunização contra a Covid-19 na capital maranhense é considerada, até agora, um sucesso.

Thiago Bastos / O Estado MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Devido a divergências políticas, governo e prefeitura decidiram fazer campanhas praticamente autônomas.
Devido a divergências políticas, governo e prefeitura decidiram fazer campanhas praticamente autônomas. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Com o aumento na demanda de vacinas e, principalmente, planejamento, a imunização contra a Covid-19 na capital maranhense é considerada, até agora, um sucesso. Nos principais canais de divulgação da Prefeitura de São Luís e em outros veículos de comunicação, é perceptível a boa avaliação que a população, em sua maioria, tem feito da campanha.

Devido a divergências políticas, governo e prefeitura decidiram fazer campanhas praticamente autônomas. Mas devido à determinação do próprio Plano Nacional de Imunização, que dá aos municípios a responsabilidade de execução das campanhas de vacinação, o Município decidiu "arregaçar as mangas" e, ainda que com críticas justas por sinal, registra saldo bem mais positivo nas ações que começaram oficialmente no dia 19 de janeiro deste ano.

Se por um lado, o paralelismo da campanha que põe governo maranhense e Município em campos opostos, desfavorece as ações, por outro, a experiência maior do Município, que já executa tradicionalmente nos anos anteriores outras campanhas de maciça adesão, coloca espontaneamente os técnicos e gestores da capital na chamada linha de frente do planejamento. É de se elogiar, por exemplo, o fato de que a campanha - desde seu pontapé inicial - não foi interrompida oficialmente, ainda que com perda na produção de imunizantes e desentendimentos entre Governo Federal e fabricantes.

Mesmo sob média ainda boa no senso crítico popular, a campanha já registrou pontos negativos. No último fim de semana, um claro erro de avaliação na expectativa, somado à certo relaxamento do público chamado da campanha, que priorizou a data para convocação dos chamados retardatários, gerou enormes filas e desconforto para quem procurou um dos pontos da campanha. Na ânsia de proteger a todos, o fato deve servir como "sinal de alerta" em quem organiza as ações.

Há os mais críticos que ainda buscam invalidar o processo de imunização construído na capital. Mas é preciso reconhecer o esforço e boa condução em quem carrega a responsabilidade das ações em São Luís.

A população agradece.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.