Hospedados em hotel de SL

Governo do Maranhão afirma que Anvisa autorizou entrada de 38 indianos no Estado

A tripulação, composta por 38 indianos, está hospedada em um hotel de São Luís e, segundo o Governo Federal, o grupo cumpriu os requisitos de protocolo para entrada em solo nacional.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
(Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - O Governo do Maranhão informou, na noite dessa terça-feira (25), que recebeu comunicação oficial da Prefeitura de São Luís informando a presença de uma tripulação composta por 38 indianos, que estão hospedados em hotel na capital.

Leia também:

Maranhão inicia testagem em terminal de passageiros para evitar avanço da variante indiana

Três navios vindos da Índia aguardam para atracar na região portuária de São Luís​

SES informa que não há confirmação de transmissão local de variante indiana da Covid-19 no Maranhão​

"Não há motivo para pânico", diz Flávio Dino sobre a cepa indiana

Ainda de acordo com a gestão estadual, o Governo Federal afirma que os indianos cumpriram os requisitos do protocolo para entrada em solo nacional, dentre os quais exame negativo de RT-PCR para Covid-19.

Também segundo o governo do Estado, após ser informado do caso pela prefeitura, foi enviada uma equipe, que realizou testes do tipo RT-PCR nos tripulantes, funcionários e hóspedes do hotel.

Os testes foram enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e depois serão encaminhados para o Instituto Evandro Chagas. Os resultados dos testes devem sair na próxima semana.

O governo do Maranhão destacou, ainda, que compete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Governo Federal, fazer o controle e autorizar o embarque e desembarque de pessoas de outras nacionalidades no Brasil, como determina o seu protocolo de maio de 2020.

Em entrevista à TV Mirante, nesta quarta-feira (26), o governador Flávio Dino falou sobre o caso dos indianos hospedados no hotel de São Luís.

"Nós temos um procedimento previsto em lei, que compete ao Governo Federal, no caso a Anvisa, efetuar o acompanhamento dessas tripulações estrangeiras tanto de aviões quanto de navios. Neste caso, essas pessoas entraram no Brasil por um aeroporto que não foi o nosso, mas com autorização da Anvisa. Eles têm autorização sanitária do Governo Federal. Ainda assim, como existe uma preocupação adicional, nós enviamos uma equipe ao hotel e fizemos uma testagem de todos os hóspedes e toda a equipe do hotel. E eu estou editando um decreto, criando um sistema adicional para garantir um acompanhamento extra dessas tripulações estrangeiras", afirmou o governador.

Por meio de nota, o governo estadual afirmou que, mesmo respeitando o fato de a fiscalização dos portos e aeroportos ser de competência do governo federal, a administração estadual está editando um Decreto determinado um reforço na fiscalização, em complementação ao trabalho do Governo Federal.

“Com isso, todos os navios, portos e hotéis passam a ser obrigados a notificar à Vigilância Sanitária Estadual os casos de embarque, desembarque e hospedagem de tripulantes estrangeiros que podem, eventualmente, implicar na proliferação de novas variantes do coronavírus”, afirmou o governo do Maranhão.

Cepa indiana no Maranhão

A chegada dos 38 indianos ao Maranhão traz preocupação pelo risco de proliferação da variante indiana da Covid-19. O Estado já registrou seis casos da cepa indiana em tripulantes do navio “MV MV Shandong da Zhi”, que está isolado na área de fundeio, na costa maranhense, com 23 tripulantes a bordo. Dos 23 tripulantes, 14 testaram positivo para a covid, sendo 5 com a variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617). Todos estão assintomáticos.

Saiba mais sobre o caso

Indiano é internado em hospital de São Luís com Covid-19; ele é tripulante de um navio que está em quarentena no litoral maranhense

Navio em quarentena no Maranhão tem 15 casos positivos de Covid-19

Maranhão registra primeiro caso de cepa indiana no Brasil: seis tripulantes de navio deram positivo para nova variante da Covid-19

O sexto infectado com a nova cepa é um indiano de 54 anos, que está internado em uma UTI de um hospital particular de São Luís com quadro clínico grave. Após apresentar piora no quadro clínico no último sábado (22), o paciente foi intubado. O indiano está internado desde o dia 14 de maio, quando o navio no qual era tripulante, o “MV MV Shandong da Zhi”, chegou ao litoral maranhense vindo da Malásia.

Por causa da nacionalidade do paciente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) monitorou a possibilidade da presença de uma nova variante do coronavírus entre os infectados, o que foi confirmado na última quinta-feira (20), pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém, e anunciado em coletiva de imprensa pelo secretário da SES Carlos Lula.

A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por Covid-19 e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.