Coronavírus

Navio em quarentena no Maranhão tem 15 casos positivos de Covid-19

Três tripulantes estão internados em hospital em São Luís; SES monitora possibilidade de nova variante do coronavírus entre os infectados.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Navio MV Shandong Da Zhi está em alto mar e não atracou em São Luís, de acordo com a SES.
Navio MV Shandong Da Zhi está em alto mar e não atracou em São Luís, de acordo com a SES. (Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, na noite desta segunda-feira (17), que 15 tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19), após análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen). Três desses tripulantes estão internados em um hospital da rede privada de São Luís e apresentam quadro estável, enquanto os demais continuam na embarcação e estão assintomáticos.

Leia também:

Indiano é internado em hospital de São Luís com Covid-19

Após indiano testar positivo para Covid em navio no MA, SES identifica mais dois tripulantes com sintomas da doença

De acordo com a SES, toda a tripulação do MV Shandong Da Zhi foi colocada em quarentena e isolada em cabines individuais dentro do navio, incluindo as nove pessoas que testaram negativo para a Covid-19. Fretada pela Vale para transportar minério de ferro, a embarcação permanece em alto mar, na área de fundeio, e não atracou no Porto do Itaqui, em São Luís.

As amostras dos casos positivos de Covid-19 no MV Shandong Da Zhi foram encaminhadas pela SES para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, que fará o sequenciamento genômico para identificar se há uma variante do novo coronavírus nos tripulantes infectados. Além disso, a SES ressalta que continua acompanhando o caso, sob coordenação da Anvisa e do Governo Federal, e que já notificou o Ministério da Saúde para adoção das medidas cabíveis.

Entenda o caso

A SES informou, na noite de sábado (15), que um homem de nacionalidade indiana, de 54 anos, foi internado em um hospital da rede privada em São Luís com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). O homem começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio, teve febre e foi encaminhado em um helicóptero para o hospital, por determinação da equipe médica.

Por causa da nacionalidade do primeiro teste positivo, a SES está monitorando a possibilidade de uma nova variante do coronavírus entre os infectados. A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por coronavírus e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.