Sem covid

Primeiros 40 resultados de testes de profissionais que tiveram contato com indiano no MA dão negativo para nova cepa do coronavírus

Informação foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em entrevista à GloboNews, na manhã deste sábado (22).

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Carlos Lula em entrevista à GloboNews. (Foto: Reprodução / GloboNews)
Carlos Lula em entrevista à GloboNews. (Foto: Reprodução / GloboNews)

SÃO LUÍS - Em entrevista ao jornal Edição das 10h, da GloboNews, na manhã deste sábado (22), o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, informou que dos 100 profissionais acompanhados e que tiveram contato com o tripulante do navio chinês em quarentena no Maranhão, 40 já testaram negativo para a cepa indiana do coronavírus. De acordo com o secretário, até a manhã de hoje, 85 amostras já haviam sido enviadas pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém.

"A gente tá recebendo essas amostras que foram coletadas pelo hospital da rede privada. As primeiras, todas elas negativo. Isso é uma notícia boa que a gente tem. A gente começou a receber essas amostras no final da noite de ontem [sexta-feira] e, até agora, os primeiros resultados dos exames PCR, nenhum positivo. A gente acredita que até o final do dia, a gente deve 'tá' lançando mais um boletim, quando, então, a gente deve ter toda a análise de todas as amostras já coletas", explicou o secretário Carlos Lula"

Leia também:

Tripulante de navio em quarentena no Maranhão apresenta piora no quadro clínico

"Não há motivo para pânico", diz Flávio Dino sobre a cepa indiana​

MA registra primeiro caso de cepa indiana no Brasil: tripulantes navio testaram positivo​

O secretário Carlos Lula também informou, em entrevista à GloboNews, que ainda neste sábado uma equipe da Saúde voltará ao navio chinês MV Shandong Da Zhi para testar novamente toda a tripulação, visto que já faz uma semana da chegada do cargueiro, fundeado a cerca de 50 quilômetros da costa maranhense. A embarcação segue sem autorização para atracar em nenhum porto do Estado. "No final da manhã de hoje, a gente deve ter lá uma equipe que vai testar todo mundo novamente para, mais uma vez, entender como se está dando a transmissão da doença, inclusive entre eles", disse Carlos Lula.

Navio Shandong Da Zhi está fundeado a 50 quilômetros da costa maranhense e não tem autorização para atracar em nenhum porto do Estado. (Foto: Divulgação)
Navio Shandong Da Zhi está fundeado a 50 quilômetros da costa maranhense e não tem autorização para atracar em nenhum porto do Estado. (Foto: Divulgação)

Ainda segundo Carlos Lula, devido ao aumento no número de casos da Covid-19 nos últimos dias no Estado, é possível que o Maranhão volte a ter medidas restritivas mais rígidas para evitar uma possível terceira onda da doença. "A nossa preocupação, neste momento, é evitar a transmissão local da variante. Tudo o que poderia ser feito, foi feito, desde o primeiro cuidado", contou o secretário.

Entenda o caso

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, na noite do dia 15 de maio, que um homem, de 54 anos, de nacionalidade indiana, foi internado em um hospital da rede privada de São Luís com sintomas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O homem começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio, teve febre e foi encaminhado em um helicóptero para o hospital, por determinação da equipe médica.

Por causa da nacionalidade do paciente, a SES monitorou a possibilidade da presença de uma nova variante do coronavírus entre os infectados, o que foi confirmado na última quinta-feira (20), pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém, e anunciado em coletiva de imprensa pelo secretário Carlos Lula.

A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por Covid-19 e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

A SES, em boletim divulgado na noite dessa sexta-feira (21), informou que o indiano, de 54 anos, que está internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de hospital privado de São Luís apresentou piora de quadro clínico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.