Boletim Médico

Tripulante de navio em quarentena no Maranhão apresenta piora no quadro clínico

Indiano de 54 anos está internado em hospital privado em São Luís; seis casos de variante indiana da Covid-19 foram confirmados em embarcação.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Navio MV Shandong Da Zhi.
Navio MV Shandong Da Zhi. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim médico divulgado na noite desta sexta-feira (21), o estado de saúde dos 15 tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi que testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, o único tripulante que ainda está internado em uma UTI de hospital privado em São Luís, um indiano de 54 anos, apresentou piora no quadro clínico. Os outros 14 tripulantes infectados pela Covid-19 estão em quarentena no navio, sendo que dois deles apresentam sintomas leves e 12 continuam assintomáticos. Além disso, nove pessoas do navio possuem teste negativo e não apresentam sintomas suspeitos.

Saiba mais:

Indiano é internado em hospital de São Luís com Covid-19

Navio em quarentena no Maranhão tem 15 casos positivos de Covid-19

Maranhão registra primeiro caso de cepa indiana no Brasil

A SES revelou que uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, está no Maranhão para acompanhar o caso e ressalta ainda que os contactantes diretos e indiretos com os tripulantes estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Até o momento, não há confirmação de transmissão local da variante B.1.617.2, conhecida como variante indiana, que está presente em seis dos 15 tripulantes infectados.

Entenda o caso

A SES informou, na noite de sábado (15), que um homem de nacionalidade indiana, de 54 anos, foi internado em um hospital da rede privada em São Luís com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). O homem começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio, teve febre e foi encaminhado em um helicóptero para o hospital, por determinação da equipe médica.

Por causa da nacionalidade do primeiro teste positivo, a SES monitorou a possibilidade da presença de uma nova variante do coronavírus entre os infectados, o que foi confirmado na última quinta-feira (20), pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém. A Índia é a líder mundial em número diário médio de novas mortes por coronavírus e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante do novo coronavírus identificada no país está sendo classificada como digna de preocupação global, pois ela se dissemina mais facilmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.